A gigante chinesa do ramo de eletrodomésticos, Midea, vai construir uma fábrica em Pouso Alegre, no Sul de Minas. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (24) e a expectativa é que sejam gerados cerca de 500 empregos diretos na região.
Segundo o Governo do Estado, a negociação para trazer a empresa durou cerca de um ano. A Midea já fabrica aparelhos de ar-condicionado e micro-ondas em Manaus, em conjunto com a Carrier; e sistemas de climatização comercial em Canoas, no Rio Grande do Sul. A fábrica de Pouso Alegre será voltada para a produção de refrigeradores.
A marca chinesa surgiu em 1968 e, atualmente, é uma das maiores fabricantes de eletrodomésticos do mundo, presente em mais de 200 países com aproximadamente 150 mil funcionários. No Brasil, iniciou seus negócios como importadora e fortaleceu sua presença em 2011 ao promover uma joint venture com a americana Carrier.
Além da Midea, a empresa também é dona da Comfee e possui o direito de uso da marca Toshiba-Lifestyle para eletrodomésticos e eletroportáteis.
(*) Com Agência Minas.
Leia mais: