Tarifaço de Trump: 'Bolsonaro não tem responsabilidade, não está no poder', diz Flávio Roscoe
Presidente da Fiemg defende diálogo e alerta para riscos de retaliação comercial após imposição de tarifa de 50% sobre as exportações brasileiras

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) manifestou preocupação com os impactos das tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos. Segundo o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, a medida representa uma ameaça direta às exportações mineiras e pode causar prejuízos significativos à economia nacional.
Em meio às tensões políticas após o anúncio do tarifaço envolvendo Donald Trump e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Flávio Roscoe isentou o ex-presidente Jair Bolsonaro sobre as medidas anunciadas. Ao ser questionado, foi direto: “Bolsonaro não tem responsabilidade, pois não está no poder”.
Na quarta-feira (9), Donald Trump citou o ex-presidente, que é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado. O presidente norte-americano também destacou ordens do STF emitidas contra apoiadores de Bolsanaro que mantêm residência nos Estados Unidos.
"A forma como o Brasil tem tratado o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos, é uma vergonha internacional. Esse julgamento não deveria estar ocorrendo. É uma Caça às Bruxas que deve acabar IMEDIATAMENTE!", escreveu Trump.
A manifestação ocorreu na mesma semana em que Trump e Lula trocaram críticas por conta da realização da cúpula do Brics, bloco que reúne as maiores economias emergentes do planeta, no Rio de Janeiro. Trump chegou a ameaçar os países do grupo com imposição de tarifas comerciais, o que agora se materializa no caso brasileiro.
Leia mais: