Sobretaxa

Zema culpa Lula, Janja e STF por tarifaço de Trump: 'trabalhadores brasileiros vão pagar a conta'

Governador de Minas se manifestou no fim da noite de quarta

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 10/07/2025 às 09:31.
Discurso foi realizado durante a 26ª Marcha em Defesa dos Municípios (Gil Leonardi / Imprensa MG)
Discurso foi realizado durante a 26ª Marcha em Defesa dos Municípios (Gil Leonardi / Imprensa MG)

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), criticou o governo após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar o aumento de 50% nas tarifas dos produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos a partir de 1º de agosto. 

“As empresas e os trabalhadores brasileiros vão pagar, mais uma vez, a conta do Lula, da Janja e do STF. Ignorar a boa diplomacia, promover perseguições, censura e ainda fazer provocações baratas vai custar caro para Minas e para o Brasil”, afirmou. 

Na quarta-feira (9), Donald Trump enviou uma carta ao presidente Lula, em que anuncia a imposição de uma tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras ao país norte-americano.

No documento, Trump justifica a medida citando o ex-presidente Jair Bolsonaro, que é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado. Ele também destacou ordens do STF emitidas contra apoiadores do ex-presidente brasileiro que mantêm residência nos Estados Unidos.

"A forma como o Brasil tem tratado o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos, é uma vergonha internacional. Esse julgamento não deveria estar ocorrendo. É uma Caça às Bruxas que deve acabar IMEDIATAMENTE!", escreveu Trump.

"A partir de 1º de agosto de 2025, cobraremos do Brasil uma tarifa de 50% sobre todas e quaisquer exportações brasileiras enviadas para os Estados Unidos, separada de todas as tarifas setoriais existentes. Mercadorias transbordadas para tentar evitar essa tarifa de 50% estarão sujeitas a essa tarifa mais alta", completa o presidente norte-americano.

A manifestação ocorre na mesma semana em que Trump e Lula trocaram críticas por conta da realização da cúpula do Brics, bloco que reúne as maiores economias emergentes do planeta, no Rio de Janeiro. Trump chegou a ameaçar os países do grupo com imposição de tarifas comerciais, o que agora se materializa no caso brasileiro.

Leia mais: 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por