Esquema especial

BH terá mais ônibus, reforço no metrô e fiscais nas ruas para provas do Enem

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 05/11/2023 às 06:00.
 (Hoje em Dia)

(Hoje em Dia)

Reforço nas linhas de ônibus, redução de intervalos nas viagens do metrô e presença de agentes de trânsito[/TEXTO] nas ruas fazem parte do esquema especial montado para este domingo em Belo Horizonte, quando acontece o primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos devem ficar atentos para chegar a tempo e não perder a prova. A abertura dos portões será às 12h, com fechamento às 13h.

Quem utiliza o transporte público contará com reforço no quadro de horários de 52 linhas, sendo 39 convencionais e 13 suplementares. Os ônibus irão operar com o quadro de horário de sábado, realizando assim mais viagens em comparação ao domingo. A seleção leva em conta os locais de maior concentração de candidatos. <COLINK><CF37>Clique aqui e veja detalhes.

O metrô também promete aumentar a oferta de trens. Os intervalos entre as viagens, sobretudo próximo à hora de abertura dos portões, serão reduzidos. Das 11h às 14h, as viagens serão feitas de 10 em 10 minutos. Nos demais horários, o intervalo será de 15 minutos.

As pessoas que optarem pelo modal, no entanto, devem ficar atentas. Os bilhetes precisam ser comprados por PIX ou cartões de débito e crédito. O serviço é feito por aproximação, diretamente nas catracas. O pagamento pode ser feito ainda por carteiras digitais de smartwatches, celulares ou tablets. Os bloqueios aceitam as bandeiras de cartões Visa, Mastercard e Elo.

Agentes nas ruas

Também próximo aos locais com maior concentração de estudantes, como uni[/TEXTO]versidades, colégios e faculdades, agentes da BHTrans, Polícia Militar e Guarda Municipal irão operar o tráfego na tentativa de garantir a mobilidade dos candidatos. Segundo a PBH, os profissionais vão impedir o fechamento de cruzamentos, auxiliar pedestres nas travessias e orientar motoristas sobre locais permitidos de estacionamento.

Enem

No primeiro dia do Enem, os candidatos farão 90 questões: 45 de ciências humanas e 45 de linguagens e códigos. Também haverá a redação. Nessa véspera da prova, marcada por muita tensão e nervosismo, alguns hábitos podem ser adotados para que a ansiedade não atrapalhe o desempenho dos alunos. 

A primeira dica é evitar estudos intensos. Ler um livro, assistir a um filme, dar uma caminhada e estar com a família e com amigos são boas opções para passar esse tempo. As atividades físicas podem ser uma válvula de escape, mas também devem ser praticadas com moderação, para evitar lesões. 

A alimentação na véspera e no dia da prova também merece atenção. A dica é manter uma alimentação leve e evitar alimentos que façam mal ao trato digestivo. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por