
A partir de 13h30 deste domingo (9) começa a aplicação da primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 em Belo Horizonte e outros 1.803 municípios.
Os candidatos vão testar os conhecimentos em 90 questões de múltipla escolha de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias, além de uma redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo.
A duração da prova será de cinco horas e trinta minutos. Os participantes só podem sair da sala de aplicação do Enem em definitivo após duas horas. E para levar o caderno de questões, terão que esperar os 30 minutos finais.
A ida aos banheiros é acompanhada por fiscais com detector de metais para evitar fraudes.
A abertura dos portões será às 12h e será proibida a entrada do participante no local de prova após o fechamento dos portões, às 13h.
Horários
O término regular do Enem 2025 está agendado para 19h, salvo nas salas com tempo adicional. Nos casos de solicitação de tempo extra (aprovada pelo Inep) o exame será encerrado às 20h. O candidato que usar o recurso de videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras) poderá concluir a prova às 21h.
Documentação obrigatória
O acesso à sala de aplicação somente será permitido com a apresentação de documento oficial de identificação com foto válido, nas versões impressa e digital, conforme previsto em edital.
O local de provas não muda entre o primeiro e o segundo dia do Enem 2025 e pode ser consultado novamente na página do participante do Inep , com Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha do site Gov.br.
Cartão de confirmação
E mesmo com o conhecimento da localidade de aplicação do exame, o Inep recomenda que o participante leve novamente o cartão de confirmação da inscrição impresso. Além do nome da instituição de ensino e número da sala de aplicação das provas, o documento traz outras informações úteis: número de inscrição, data, horário e, quando for o caso, registra se o inscrito tem direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social.
O que levar
Além do documento de identificação, outro item obrigatório para fazer a prova é uma caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Qualquer outro material deve ser guardado em um envelope porta-objetos, lacrado e colocado abaixo da carteira de cada participante. Lanches são permitidos, mas poderão ser vistoriados pelos fiscais de sala.
Declaração de Comparecimento
O participante que precisar comprovar sua presença no Enem 2025 deve acessar a Declaração de Comparecimento na mesma Página do Participante. O documento é personalizado. Ele deve ser impresso, levado nos dias da prova e entregue ao aplicador na porta da sala do exame.
Reaplicação
O participante afetado por problemas logísticos durante a aplicação das provas ou acometido por uma das doenças infectocontagiosas listadas em edital, na semana que antecede o primeiro ou o segundo dia de aplicação das provas, poderá solicitar a reaplicação do exame nos dias 16 e 17 de dezembro. Os casos serão julgados, individualmente, pelo Inep.
Gabarito das provas
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no portal do Inep, até o 10° dia útil após o 2° dia de aplicação. O participante poderá ter acesso aos seus resultados individuais do Enem 2025 mediante acesso com login único no dia 16 de janeiro de 2026.
O participante poderá ter acesso à vista de sua prova de redação exclusivamente para fins pedagógicos, 60 dias após a divulgação do resultado.
Leia mais