Economia criativa

Hub de inovação em BH promete expandir atuações de empresas e transformar projetos em negócios

Espaço do Sebrae Minas é voltado para startups, micro e pequenas empresas e universitários

Daniel Maia
dmaia@hojeemdia.com.br
Publicado em 15/07/2025 às 15:52.Atualizado em 15/07/2025 às 18:45.
O Sebrae Living Hub, um espaço colaborativo e inovador dedicado ao ecossistema de inovação e economia criativa de Minas Gerais. (Valéria Marques / Hoje em Dia)
O Sebrae Living Hub, um espaço colaborativo e inovador dedicado ao ecossistema de inovação e economia criativa de Minas Gerais. (Valéria Marques / Hoje em Dia)

Um novo espaço voltado para a inovação e a economia criativa foi inaugurado nesta terça-feira (15) em Belo Horizonte. O Living Hub, do Sebrae Minas, visa atender startups e micro e pequenas empresas (MPEs) que desejam expandir a atuação, além de universitários que buscam transformar projetos acadêmicos em negócios. A estrutura fica no edifício P7 Criativo, no hipercentro.

De acordo com o Sebrae, o Living Hub foi criado para conectar pessoas e estimular a cocriação de soluções. Lá, serão oferecidas mentorias, capacitações, testes de mercado e conexões com empresas. Negócios em fase de crescimento poderão participar de programas de aceleração, ampliar a tração comercial e buscar investidores.

As micro e pequenas empresas encontrarão consultorias especializadas, soluções de automação, digitalização, vendas e gestão, além de conexões com startups. Universitários terão apoio na criação de spin-offs e em programas de formação empreendedora.

Conforme o Sebrae, haverá ações gratuitas e pagas. Informações sobre o espaço e a programação estão disponíveis neste link.

Localização estratégica está entre os diferenciais, diz Sebrae

A solenidade de inauguração do Living Hub reuniu representantes dos governos municipal e estadual, universidades e empresários. Segundo o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, o novo espaço é uma plataforma de conexões para a nova economia.

"É um convite à colaboração, à experimentação e ao movimento. Este é um marco importante para Belo Horizonte. Estamos falando de uma iniciativa que não apenas conecta startups, universidades, pequenas empresas e investidores, mas que também reforça o papel da nossa cidade como protagonista da inovação no Brasil”.

Segundo ele, um dos grandes diferenciais é a localização, no coração da capital mineira, a Praça 7. “O Sebrae Living Hub está no centro da capital, em um dos mais tradicionais e icônicos edifícios da cidade, o P7 Criativo. Um local estratégico e de acesso facilitado, para ser um ponto de encontro entre empreendedores, investidores e parceiros”.

O governador Romeu Zema (Novo) participou da cerimônia de forma virtual. “As startups ajudam muito o setor tradicional a aumentar a produtividade e atrair novos investimentos. O P7 Criativo é um dos principais centros desse tipo de acontecimento e agora passa a abrigar o Living Hub Sebrae, que vai proporcionar, com toda certeza, uma interação extremamente produtiva”, afirmou.

Leia mais: 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por