FORÇA FEMININA

Projeto que ganhou força após tragédia em Mariana realiza 2ª edição de Fórum para empreendedoras

Embaixada dos EUA reconhece criadora como personalidade que faz a diferença; premiação é nesta quarta

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
05/12/2023 às 20:04.
Atualizado em 05/12/2023 às 20:24
Marciele Delduque vai entrar para o rol de “Mulheres Brasileiras que Fazem a Diferença” (divulgação)

Marciele Delduque vai entrar para o rol de “Mulheres Brasileiras que Fazem a Diferença” (divulgação)

Presidente da Central Única das Favelas em Minas e fundadora da Rede Marianas Mulheres Que Inspiram - projeto que ganhou mais força na cidade da região Central do Estado após o rompimento da Barragem de Fundão, em 2015 - a mineira Marciele Delduque vai entrar para o rol de “Mulheres Brasileiras que Fazem a Diferença”, honraria concedida pela Embaixada e Consulado dos Estados Unidos no Brasil.  

A premiação reconhece a criação da Rede como instrumento de empreendedorismo, pertencimento e fomento da economia local após a tragédia. A onda de lama com rejeitos de mineração matou 19 pessoas, devastou o Rio Doce e atingiu outras cidades mineiras e capixabas.  A premiação será nesta quarta, em Belo Horizonte.

Também vencedora do Brics Woman’s Innovation Competition Award, concedido pelo Conselho da China para a Promoção do Comércio Internacional e a Câmara de Comércio Internacional da China no ano passado, a ativista Marciele Delduque é o nome à frente do Fórum Acolher para Empreender, realizado em Mariana a partir desta quinta-feira, com oferta de qualificação, oportunidades para networking e rodada de negócios para mulheres empreendedoras ou aquelas dispostas a iniciar a própria empresa. 

Segundo a realizadora, o objetivo do evento, que no ano passado reuniu cerca de 600 empreendedoras, é fomentar o empoderamento econômico por meio do acolhimento, do resgate da autoestima, do encorajamento e da qualificação na jornada empreendedora. “Para isso, é oferecida uma programação de palestras e mesa de debates com 26 empresárias para colocar a força feminina no centro da discussão”. 

Dados do Sebrae apontam que o percentual de empreendedoras em relação ao total de negócios no Brasil chegou a 34% em 2022: são mais de 10 milhões de mulheres donas de seus próprios negócios. Minas Gerais representa 10% desse total. 

“Esse encontro celebra, anualmente, o que as Marianas estão alcançando: o encorajamento de iniciativas empreendedoras, pavimentadas em networking sólido, que as coloca como protagonistas de seus negócios e de suas vidas”, celebra Delduque.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por