HOMENAGEM

Brumadinho celebra Dia Das Mães com concerto gratuito de Marcus Viana e convidados

Da Redação
06/05/2022 às 17:19.
Atualizado em 06/05/2022 às 17:20
Autor da trilha de Pantanal participa de evento que homenageia mães   da cidade que ainda clama por memória e justiça após a tragédia de 2019 (Paula Amaral/Divulgação)

Autor da trilha de Pantanal participa de evento que homenageia mães da cidade que ainda clama por memória e justiça após a tragédia de 2019 (Paula Amaral/Divulgação)

Cenário do rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão, maior acidente de trabalho do país, que há três anos deixou dezenas de mães sem seus filhos, Brumadinho recebe neste sábado (7), véspera do domingo da Mães, dois eventos culturais que buscam minimizar a dor causada pela saudade das vítimas e, ao mesmo tempo, debater ações em defesa dos atingidos, além de medidas para que outros acidentes de trabalho - previsíveis como este - nunca mais se repitam. Os eventos fazem parte do Projeto "Legado de Brumadinho".

Mães e população em geral serão presenteadas com um concerto especial regido pelo maestro mineiro Marcus Viana, autor da música tema da novela “Pantanal”, atualmente em exibição pela TV Globo. Batizado de “Terra, Espírito e Luz”, o concerto será no Estacionamento Central de Brumadinho. Ele começa às 18h, na hora da "Ave Maria" e do pôr do sol, prometendo muita emoção para o público.

O espetáculo será dividido em três blocos, com repertórios dedicados à “Mãe Terra”, gestora da natureza e do meio ambiente; à “Mãe Espiritual”, que como Maria tira sua força das adversidades e da luta; e à “Mãe Luz”, mulher que ama, educa e alimenta o ser.

No palco, com Marcus Viana, estarão o grupo Sagrado Coração da Terra e o Coro Madrigale, além de artistas como Sanráh Ângelo e a banda de percussão Batucabrum, a cantora lírica Nabila Dandara, Arnon Oliveira, Lincoln Cheib, Augusto Rennó, Bárbara Barcellos, Bárbara Garcia, Ivan Corrêa, Eduardo Campos, João Viana e Will Motta.

Durante o show, ainda serão apresentados depoimentos de mães que perderam seus filhos na tragédia da Mina Córrego do Feijão.

Redes de Indignação e Esperança

Na parte da manhã, a partir das 10h, será realizado o seminário “Redes de Esperança e Indignação”, no auditório da Secretaria de Educação de Brumadinho (rua Presidente Kennedy, 20). Em debate, a força da indignação para construir esperança. Os trabalhos serão abertos pela presidente da Avabrum, Alexandra Andrade.

O encontro tem as presenças confirmadas de Marina Silva, ambientalista e ex-senadora pela Rede de Sustentabilidade; Padre Júlio Lancellotti, que estará on-line; a representante dos familiares das vítimas, Alexandra Andrade, que perdeu um irmão e um primo no acidente de Brumadinho; e a jornalista Daniela Arbex, autora do livro “Arrastados”, que narra os bastidores do desmoronamento da barragem. A plateia poderá encaminhar perguntas para os participantes.

Ainda durante o debate, haverá uma apresentação musical com Sanráh Ângelo, que é de Brumadinho.

A presença no debate é aberta e gratuita, mas ele também será transmitido pelo Youtube do Projeto Legado de Brumadinho.

O "Legado de Brumadinho" é um projeto criado para chamar a atenção da sociedade para temas dentro do âmbito da segurança do trabalho que, se tivessem tido a atenção necessária no passado, poderiam ter evitado tragédias como o de Brumadinho, considerada o maior caso de perdas no trabalho na história do Brasil, com 272 mortes.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por