GASTRONOMIA

Circuito chama a atenção para o pouco reconhecimento das mulheres como chefs de cozinha

Da Redação
06/07/2022 às 10:44.
Atualizado em 06/07/2022 às 10:51
Bruna Martins (a direita) é a embaixadora do Circuito Gastronômico (Storm Filmes/Divulgação)

Bruna Martins (a direita) é a embaixadora do Circuito Gastronômico (Storm Filmes/Divulgação)

No mês que é celebrado o dia da gastronomia mineira, o Circuito Gastronômico irá chamar a atenção não exatamente para a comida que é protagonista na mesa de milhões de brasileiros, mas sim para quem é responsável pela feitura desses pratos: as chefs de cozinha.

Para debater a questão do pouco recinhecimento das mulheres nessa área, o Circuito apresentará, a partir desta quinta (8), pratos especialmente planejados por 12 chefs ou subchefs que comandam a cozinha mineira, tendo Bruna Martins (Birosca S2) como embaixadora da ação.

Os estabelecimentos participantes são, além do Birosca S2, Dona Lucinha (Marcia Nunes), Caravela (Viviana Miranda), O Jardim (Izabela Rocha), Capitão Leitão (Ana Beatriz Barreto), Confraria da Carol (Carolina Machado), Matula: Marmitaria (Carolina Fadel), Las Chicas Vegan (Gabriela Andrade), Cozinha Santo Antônio (Ju Duarte), La Palma (Naiara Faria), Maturi (Regilene Coelho) e Nada contra (Samira Slyrio).

Outra ação será um curso complementar para profissionais do setor de gastronomia, oferecido em parceria com o Sebrae, destinado exclusivamente para o sexo feminino, no qual mulheres do Brasil inteiro poderão se inscrever. Será inteiramente online e sem limitação de vagas. A intenção é capacitar o maior número mulheres no ramo.

O curso “Elas na Gastronomia” promove oito módulos de capacitação, magistrando sobre marketing na gastronomia.  As aulas têm início em agosto e as interessadas poderão escolher três módulos ao realizar a inscrição por um formulário.

Um truck de Stella Artois, patrocinadora do Circuito, começará a circular no dia 16 de julho pelos principais bairros de Belo Horizonte, promovendo o “Mês de Gastronomia Mineira” e oferecendo inscrições presenciais no curso, além de brindes da marca. 

“Atualmente no mundo apenas 5% dos chefs de restaurantes com Estrela Michelin são mulheres. Nós queremos fomentar o protagonismo feminino na gastronomia e ajudar a virar este jogo”, comenta Maria Júlia Casarini do Marketing de Stella Artois. “A tradição da comida mineira foi perpetuada por cozinheiras. O protagonismo feminino na cozinha profissional é mais de que um direito. É como pegar de volta um lugar que sempre nos pertenceu”, enfatiza Bruna Martns.

A chef Bruna Martins foi escolhida como embaixadora do “Mês da Gastronomia Mineira” por sempre ter enaltecido as mulheres na culinária. Ela será a estrela do vídeo da campanha e em suas redes sociais ela promoverá todas as ações, pratos e restaurantes do circuito. Ela ainda irá participar da festa de enceramento, contanto um pouco da sua história aos convidados

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