Cultura

Com shows, congados, oficinas e teatro, festival quilombola agita o fim de semana no interior de MG

A segunda edição do Festival Abayomi ocorre em Conceição do Mato Dentro e celebra o tombamento dos saberes do rosário como patrimônio cultural do Brasil

Babi Sobreira
bsobreira@jornalhojeemdia.com.br
Publicado em 28/11/2025 às 12:52.Atualizado em 28/11/2025 às 14:27.
 (Reprodução/Redes sociais festivalabayomi)
(Reprodução/Redes sociais festivalabayomi)

Com shows, cortejos de congados, rodas de conversa, oficinas e teatro, o Festival quilombola Abayomi agita o fim de semana de Conceição do Mato Dentro, no interior de Minas. O evento, que marca o encerramento do mês da Consciência Negra na cidade, é gratuito.

Conforme os organizadores, será promovido um intercâmbio cultural entre as comunidades quilombolas da região do Médio Espinhaço. O objetivo é manter viva a tradição e a identidade afro-brasileira. O evento reúne artistas, empreendedores, lideranças femininas e comunidades quilombolas da região.

Esta é a segunda edição do festival, que celebra o reconhecimento dos  Saberes do Rosário - nome dado aos Reinados, Congados e Congadas -, tombados como patrimônio cultural do Brasil.

O Festival quilombola Abayomi será na Praça do Rosário, em frente à igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Centro da cidade. No sábado (29), a programação ocorre a partir das 17h. Já no domingo (30), o festival começa às 13h.

O nome do evento, Abayomi, significa encontro precioso e é uma expressão do idioma africano Iorubá, trazido para o Brasil com os povos que foram escravizados. O iorubá é um pilar cultural da tradição afro-brasileira. O idioma está presente em várias palavras do cotidiano, como "dengo", "cafuné", "caçula", "axé", "moleque", dentre ouras.

O evento é promovido pelo Governo de Minas Gerais e pela prefeitura de Conceição do Mato Dentro. 

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por