Aclamado em Cannes e premiado no exterior

Com Wagner Moura no elenco, 'O Agente Secreto' é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2026

Longa de Kleber Mendonça Filho venceu a disputa com Manas, de Marianna Brennand, em meio a polêmica nas redes sociais

Ana Luísa Ribeiro*
aribeiro@hojeemdia.com.br
Publicado em 15/09/2025 às 14:58.Atualizado em 15/09/2025 às 15:35.
Do diretor Kleber Mendonça Filho, estrelado por Wagner Moura, foi o escolhido para disputar vaga na categoria de Melhor Filme Internacional  (Victor Jucá/Divulgação)
Do diretor Kleber Mendonça Filho, estrelado por Wagner Moura, foi o escolhido para disputar vaga na categoria de Melhor Filme Internacional (Victor Jucá/Divulgação)

Aclamado em Cannes e já premiado no exterior, "O Agente Secreto" será o representante brasileiro no Oscar 2026. Dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, o longa foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema nesta segunda-feira (15) para tentar uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional. 

Vale ressaltar que ser escolhido como representante brasileiro não garante, por si só, uma indicação. Cada país inscreve um longa, mas cabe à Academia de Hollywood definir quais seguem na disputa. A lista inicial de 15 filmes finalistas será divulgada em dezembro. Depois, apenas cinco chegam à cerimônia, marcada para 15 de março de 2026.

Além da qualidade artística, o processo exige uma estratégia consistente de divulgação internacional. A campanha é fundamental para conquistar votos e manter a obra em evidência. A escolha do filme foi feita em meio a uma disputa com o filme Manas, de Marianna Brennand.

Concorrência nacional e polêmica

Entre os títulos que concorriam para representar o Brasil estavam Baby, de Marcelo Caetano; Kasa Branca, de Luciano Vidigal; Manas, de Marianna Brennand; O Último Azul, de Gabriel Mascaro; e Oeste Outra Vez, de Erico Rassi.

A disputa ganhou contornos de campanha com a força de Manas, que retrata a violência sexual contra meninas na Ilha de Marajó, no Pará. O longa conquistou 28 prêmios desde sua estreia no Festival de Veneza, em 2024, e foi impulsionado pela entrada do ator Sean Penn como produtor executivo. O filme teve exibição especial em Los Angeles, com a presença de Julia Roberts e de membros da Academia de Hollywood.

Mais de 70 empresários também assinaram uma carta em apoio à obra, incluindo representantes de companhias como Magazine Luiza, Vale, MRV e LinkedIn. O movimento ganhou espaço nas redes sociais da Academia Brasileira de Cinema e acabou envolvendo até a atriz Fernanda Torres.

A artista foi criticada após celebrar em suas redes sociais o engajamento internacional em torno de Manas. No domingo (15), publicou um vídeo pedindo desculpas: “Meu post sobre o Manas não era campanha para escolher ninguém para o Oscar, e acho que um filme ser escolhido não significa que o outro foi rejeitado. Desculpe qualquer mal-entendido, sou a favor de todos”.

Neste ano, o Brasil conquistou pela primeira vez um Oscar de Melhor Filme Internacional, com Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, o que aumenta a expectativa para uma possível nova indicação.

O FILME

Protagonizado por Wagner Moura, o longa é ambientado em 1977, durante a ditadura militar, e acompanha Marcelo, um professor de tecnologia que tenta recomeçar a vida no Recife, mas acaba mergulhado em um universo de espionagem e paranoia. O filme estreou em Recife, abriu o Festival de Cinema de Brasília e ainda será exibido em eventos antes de seu lançamento oficial em todo o país, maracdo para 6 de novembro, com distribuição da Vitrine Filmes, já acumula prêmios em festivais internacionais de prestígio.

No Festival de Cannes, 'O Agente Secreto' recebeu o prêmio de Melhor Direção, para Kleber Mendonça Filho, e Melhor Ator, para Wagner Moura. A obra foi aplaudida por mais de dez minutos na estreia mundial, realizada em maio, e era apontada como favorita à Palma de Ouro, vencida pelo iraniano Jafar Panahi, com Um Simples Acidente.

*Estagiária, sob supervisão de Paulo Duarte e com informações da Agência Brasil

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por