FIM DE SEMANA

Espaço cultural Luiz Estrela faz 12 anos com programação especial

Entrada gratuita: casarão no Santo Efigênia, Leste de BH, terá almoço coletivo, fanfarra e roda de capoeira

Gabriela de Castro*
gabriela.castro@hojeemdia.com.br
Publicado em 21/10/2025 às 18:23.Atualizado em 21/10/2025 às 19:54.
Casarão na rua Manaus já abrigou hospitais e uma escola; foi ocupado por um grupo de artistas em 2013 (Espaço Comum Luiz Estrela/Núcleo de Memória e Restauro)
Casarão na rua Manaus já abrigou hospitais e uma escola; foi ocupado por um grupo de artistas em 2013 (Espaço Comum Luiz Estrela/Núcleo de Memória e Restauro)

Espaço coletivo de criação e compartilhamento artístico, político e cultural na capital mineira, o Luiz Estrela celebra 12 anos no próximo domingo (26) com um evento gratuito durante o fim de semana. O casarão no Santa Efigênia, região Leste de Belo Horizonte, abre as portas para almoço comunitário, roda de capoeira e fanfarra. 

A comemoração do fim de semana conclui a programação do Festival de Primavera, série de atividades anuais realizadas pelo espaço em outubro. Na sexta-feira (24) a casa apresenta o espetáculo “Antrópodes”, obra dos bailarinos Luciana Lanza e Fábio Costa numa co-produção entre o Luiz Estrela e o centro cultural La Futileria de Bogotá, na Colômbia.

No sábado (25), além do tradicional Almoço Comum com Silvia Herval - que ocorre semanalmente-, o espaço recebe o Ensaio aberto do Grupo Afre-Belô, e a Roda de Choro do grupo “Cadê o Pano?”. 

Conheça a história do espaço

O casarão na rua Manaus, que já abrigou hospitais e uma escola, foi ocupado por um grupo de artistas em 2013. Desde então, tornou-se um centro cultural autogestionado pelo coletivo, que tem realizado restaurações no espaço para conservar tanto a estrutura quanto a memória do lugar. 

Além de ponto de cultura, o Luiz Estrela foi reconhecido como Museu de Território, Sítio Arqueológico e Território Educativo. A casa tornou-se também um laboratório de pesquisa e experimentação: grupos de estudantes e professores da UFMG, especialmente das áreas de Museologia, Arqueologia, Arquitetura e Artes, desenvolvem ali projetos que cruzam memória, educação e curadoria compartilhada. 

Os almoços comunitários de sábado, conduzidos por Sílvia Herval, já se tornaram ponto turístico e afetivo da cidade, reunindo vizinhos, visitantes e artistas ao som da Roda de Choro, da Feirinha Estelar, dos saraus e encontros musicais que mantêm viva a alma coletiva do espaço.

Festa extendida no Luiz Estrela

Na próxima terça-feira (28) o espaço será ponto de encontro da 30ª edição do projeto “Expedições do Patrimônio”, da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). De 14h as 16h, o evento apresenta a trajetória do edifício, abordando a ocupação, a restauração e as ações culturais desenvolvidas ao longo dos anos. A atividade é gratuita e as inscrições podem ser realizadas por este formulário.

SERVIÇO

12º Festival de Primavera do Espaço Comum Luiz Estrela
Quando: a
té domingo, 26 de outubro de 2025
Onde: Espaço Comum Luiz Estrela (Rua Manaus, 348, Santa Efigênia)
Entrada gratuita
Programação completa no Instagram

30ª edição do projeto “Expedições do Patrimônio” | “Espaço Comum Luiz Estrela: Patrimônio Cultural em processo”
Quando
: 28/10 (terça-feira) de 2025, das 14h às 16h
Onde: Espaço Comum Luiz Estrela (Rua Manaus, 348 – Santa Efigênia)
Evento gratuito

Inscrições abertas no Portal PBH  (vagas limitadas)

*Estagiária, sob supervisão de Iracema Barreto

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por