A Campanha de Popularização do Teatro e Dança celebra neste ano meio século de história com uma programação especial. Organizado pelo Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas, (Sinparc MG) um dos projetos culturais mais tradicionais de Minas Gerais tem a trajetória narrada em exposição no MM Gerdau, na Praça da Liberdade, até o próximo dia 28. A entrada é gratuita.
Ao longo de cinco décadas, a Campanha de Popularização do Teatro e Dança tornou-se referência nacional pela democratização do acesso às artes cênicas, oferecendo ingressos a preços acessíveis e movimentando anualmente o calendário cultural da capital mineira e de diversas cidades do interior.
A mostra no MM Gerdau está dividida em dois núcleos: figurinos e audiovisual. O primeiro valoriza os personagens-conceito criados ao longo das edições da campanha, símbolos que representam artistas, grupos e públicos que ajudaram a consolidar a iniciativa.
Já o núcleo audiovisual reúne depoimentos, entrevistas e registros de espetáculos em uma experiência imersiva. Esse material, realizado em parceria com a Rede Minas, deu origem a um documentário que será exibido no museu e, posteriormente, no canal de TV e nas redes sociais do projeto.
“Queremos que as pessoas possam revisitar ou descobrir a trajetória da Campanha, entendendo sua importância para a cultura mineira. É uma chance única de celebrar juntos a memória, a diversidade e a força do nosso teatro e da nossa dança”, afirma o curador do evento, Cássio Pinheiro.
"Celebrar os 50 anos da Campanha é também reconhecer o trabalho de artistas, produtores e técnicos que ajudaram a transformar o teatro e a dança em parte essencial da vida cultural do estado”, ressalta o coordenador da Campanha, Dilson Mayron,.
Serviço
Exposição comemorativa – 50 anos da Campanha de Popularização do Teatro e Dança
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (Praça da Liberdade, 680 – Prédio Rosa, Funcionários, BH)
Data: até 28 de setembro de 2025
Horário: terça a domingo, das 10h às 17h | quintas-feiras, das 10h às 22h
Entrada gratuita – não é necessária retirada de ingressos
Leia também: