Festival da Onça mistura arte, trabalho coletivo e educação ambiental no Novo Aarão Reis
2ª edição do evento pretende transformar terreno abandonado em frente à Cachoeira do Ribeirão da Onça em espaço de encontro

Shows de diversos estilos musicais, feira de gastronomia, festival de pipa, oficinas, lançamento de livro e exibição de filme. Essas são algumas das atividades que integram a 2ª edição do Festival da Onça, evento que mistura arte com trabalho coletivo e educação ambiental. Realizada no bairro Novo Aarão Reis, região Norte de BH, a programação vai até domingo (7) e contribui com a transformação dos espaços públicos degradados no entorno do Ribeirão da Onça por meio de mutirões de construção.
Nesta edição, o foco do festival é o terreno em frente à Cachoeira do Ribeirão da Onça, a maior queda d'água em leito natural dentro de uma capital. A região ficou abandonada após a remoção de moradores por risco geológico e começou a ser utilizada como bota-fora e lixão. O projeto pretende transformar o local em um espaço de encontro construindo bancos e mesas em módulos, um palco para apresentação cultural e brinquedos para crianças e adultos.
Destaques da programação
Na sexta-feira (5), a Escola de Arquitetura da UFMG lançará o livro ‘‘Lembra: isto é rio - histórias do ribeirão da Onça’’, que registra o trabalho voltado às comunidades da região. Pensada como um álbum de histórias, a obra reúne memórias, fotografias, roteiros de atividades e mapas produzidos ao longo de 2023 e de 2024. Haverá ainda uma roda de conversa com educadoras e moradoras da bacia. O evento será às 19h, na Escola Municipal Herbert José de Souza.
Já no sábado (6), o Mirante da Cachoeira se transformará em palco para a apresentação de diversas atrações artísticas. Às 16h, o espaço se torna uma roda de samba com o show de Fran Januário com participação de Dona Eliza. Mais tarde, às 19h30, o bloco Swing Safado agita o festival da Onça. Depois, a apresentação de MC Dodô encerra a programação do dia, com início marcado para às 21h.
No último dia de festival, domingo (7), o Mirante receberá, a partir das 10h, o Cortejo de Carnaval de Rua e Cultura Popular. Participam do momento os blocos Terno de Binga, As Grandes Figuras e Boi da Manta (Guarda de Moçambique 13 de Maio).
*Estagiária, sob supervisão de Renato Fonseca
Leia mais