MÚSICA

Filarmônica de Minas Gerais realiza concerto com obras compostas por Dom Pedro I

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
26/05/2022 às 18:43.
Atualizado em 26/05/2022 às 18:56
A soprano Carla Cottini é uma das solistas da apresentação (Sérgio Santoian/Divulgação)

A soprano Carla Cottini é uma das solistas da apresentação (Sérgio Santoian/Divulgação)

Nesta sexta-feira (27), às 20h30, na Sala Minas Gerais, a Filarmônica de Minas Gerais celebra o bicentenário da Independência do Brasil e realiza um concerto especial com obras de D. Pedro I.

A apresentação acontece após a orquestra ter particpado de gravações desse repertório para o selo internacional Naxos, em parceria com o Palácio do Itamaraty. Na gravação, assim como no concerto especial, será registrado  "Credo" e "Te Deum", com a participação de um quarteto de solistas vocais de destaque no cenário nacional – soprano Carla Cottini, mezzo-soprano Luisa Francesconi, tenor Cleyton Pulzi e baixo-barítono Licio Bruno – e colaboração do coral Concentus Musicum, de Belo Horizonte (grupo dirigido por Iara Fricke Matte). Também entrará no repertório o "Hino da Independência" e uma Abertura com o mesmo nome. A regência do concerto é do maestro Fabio Mechetti.

Os ingressos, a R$ 30 (R$ 15 meia-entrada), já estão à venda no site da FIlarmônica e na bilheteria da Sala Minas Gerais.

Segundo o maestro Fabio Mechetti, diretor artístico e regente titular da Filarmônica de Minas Gerais, "muito se fará para celebrar os 200 anos da Independência do Brasil. Mas, talvez, uma das ações menos esperadas e até surpreendentes seja o projeto da Filarmônica de Minas Gerais, em parceria com o Itamaraty e o selo internacional Naxos, de gravação das obras de D. Pedro I".

Mechetti explica que "os relatos históricos da vida de D. Pedro I, na corte e fora dela, incluem, até com certa constância e importância, participações de nosso primeiro imperador em eventos musicais, como instrumentista e como compositor. Além do Hino da Independência (poucos sabem que esta música é de sua autoria), D. Pedro escreveu várias outras obras, a maioria de cunho religioso".

O regente salienta que, além do valor histórico que isso representa, poderemos constatar a sensibilidade musical que um de nossos primeiros líderes políticos possuía e o valor que dava à cultura". "Por isso, convido todos a comparecerem ao nosso concerto em 27 de maio, na Sala Minas Gerais, e aproveitarem essa singular oportunidade de descobrir algo novo escrito por uma das figuras mais importantes de nossa história", diz o regente.

O álbum resultante dessa gravação será o primeiro na história integralmente dedicado às obras de D. Pedro I. Da mesma forma, um concerto com repertório exclusivamente da autoria do imperador também é inédito. Dentre as peças, a "Te Deum" terá sua primeira gravação internacional.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por