SUSTENTABILIDADE

Gilberto Gil canta e fala sobre meio ambiente em aula-show no Palácio das Artes

Paulo Henrique Silva
phenrique@hojeemdia.com.br
Publicado em 24/05/2022 às 14:20.
Gil promove, pela primeira vez na carreira, uma aula-show aberta ao grande público (@Hallit/Divulgação)

Gil promove, pela primeira vez na carreira, uma aula-show aberta ao grande público (@Hallit/Divulgação)

Na constelação de maiores estrelas do Brasil, Gilberto Gil é um pensador atento à dimensão cidadã que a Cultura vem assumindo cada vez mais em nossa sociedade, não podendo estar desvinculada de temas fundamentais como o meio ambiente, a tecnologia e os direitos humanos. É esse Gilberto Gil que veremos, de forma inédita, no palco do Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, no dia 4 de junho, às 21 horas.

Protagonista do lançamento do projeto “Outras Florestas”, iniciativa da ONG Contato voltada para ações de cultura, meio ambiente e inclusão social em Belo Horizonte, o cantor e compositor baiano, às vésperas de completar 80 anos, promoverá uma aula-show, com o rico repertório musical de forte identificação com o povo brasileiro servindo como introdução a temas vitais à realidade socioeconômica no país e no mundo.

É a primeira vez que Gilberto Gil realiza uma aula-show de forma presencial, aberta ao público. Durante a pandemia, o artista participou de uma transmissão ao vivo feita na internet. Desta vez, ele estará acompanhado do líder Benki Ashaninka, representante político e xamânico do povo indígena do Acre, que fará uma entrada especial durante o lançamento. A apresentação será da jornalista Maíra Lemos.

O lançamento de “Outras Florestas” também contará com a abertura da exposição “Povos Originários – Guerreiros do Tempo”, do renomado fotógrafo Ricardo Stuckert, ainda inédita para o público brasileiro. A mostra, que retrata a vivência com etnias indígenas na região amazônica, ocupará a galeria Arlinda Corrêa Lima do Palácio das Artes, como parte das atividades da Semana do Meio Ambiente. A abertura será também no dia 4, a partir de 19 horas. A visitação poderá ser feita até 12 de junho.

As fotos de Stuckert servirão de cenário durante a aula-show, com cuidadoso trabalho de projeção confeccionado pelo cineasta Eduardo Zunza. Toda a verba arrecadada será destinada ao custeio do evento e para ações de plantio e educação ambiental nas periferias de BH. A iniciativa busca atrair a marca de uma cidade comprometida com as causas ambientais, valendo-se da Cultura como elemento de transformação social e combate às desigualdades, a partir da realização de atividades de inclusão social e cidadania.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por