FLI BH terá atrações gratuitas e homenagem a Antonieta Cunha, referência da literatura infantil
Evento conta com palestras, mesas de debate, saraus, oficinas para todas as idades, contação de histórias e feira de livros
Começa nesta quarta-feira (22) a programação gratuita do 6º Festival Literário Internacional de Belo Horizonte (FLI BH). Até domingo (26), o evento promove palestras, mesas, ciclo de debates, saraus, oficinas, contação de histórias, leitura dramática, feira de livros, dentre outras atrações.
A maior parte das atividades ocorre na Funarte, no Centro, mas o evento ocupa também o Cine Santa Tereza, a Biblioteca Infantil e Juvenil e centros culturais da cidade. A programação completa pode ser acessada pelo Portal Belo Horizonte.
Com o tema “Da minha língua eu vejo o mundo”, a edição do festival celebra as diversas línguas faladas no Brasil e no mundo. Entre os convidados, estão nomes como Fereshteh Najafi (Irã), Lino Eustáquio (Moçambique), Ricardo Aleixo (MG) e Aline Abreu (SP).
Em 2025, o FLI BH faz homenagem especial a Maria Antonieta Cunha, referência nacional da literatura infantil, fundadora da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de BH e membro da Academia Mineira de Letras. A trajetória da escritora será discutida em roda de conversa no primeiro dia de evento, com participação da própria autora e de Beatriz Myrrha, Leo Cunha e Marilda Castanha.
Outro destaque da programação é a parceria com a Mostra do Livro Latino-Americano (MOLLA), que faz a estreia em BH homenageando o Chile na figura da poeta Gabriela Mistral. A proposta é que, a cada edição, um país da América Latina seja contemplado. Uma das atrações é a mesa de debate “Entre o Apartheid na Palestina e a ditadura no Chile: o ensaísmo literário de Lina Meruane”, com a presença de Lina Meruane (Chile).
A escritora chilena, de descendência palestina, conversa com a editora Maíra Nassif e a jornalista e tradutora Mariana Sanchez sobre os temas que atravessam suas obras “Tornar-se Palestina” (2ª edição, 2025) e “Sinais de nós” (2025), publicadas pela Relicário. Exílio, poder, identidade, linguagem e o atual genocídio em Gaza serão os principais assuntos da conversa.
Oficinas para todas as idades
Nesta edição, o FLI BH oferece, para pessoas de todas as idades, 12 oficinas, dentre elas: a de escrita “A Jornada Digital do escritor: como publicar e se conectar com leitores”, com Bianca Pontes, que é voltada para escritores e aspirantes, criadores de conteúdo que desejam explorar o universo da publicação digital.
Para o público infantil, o destaque é para “Ilustração com dobras e cortes de papel”, com a ilustradora e escritora Bruna Lubambo, que convida as crianças a experimentar a técnica que inspirou a criação de seu livro A pequena rainha: o kirigami.
O Festival Literário Internacional de Belo Horizonte é um evento que celebra a diversidade da literatura brasileira e a promoção da leitura. Realizado a cada dois anos, oferece uma variedade de atividades.
SERVIÇO
PROGRAMAÇÃO 6º FLI BH
22 a 26 de outubro - Funarte-MG
*Estagiária, sob supervisão de Renato Fonseca
Leia mais