VIDEO

Grupo de teatro Galpão lança hoje série inédita 'Muitos anos de vida'

Da Redação
26/07/2022 às 08:22.
Atualizado em 26/07/2022 às 09:19
 trabalho, dirigido por Filipe Lampejo e Vinícius de Souza, deu início à campanha comemorativa dos 40 anos nas redes sociais do grupo (Ethel Braga/Divulgação)

trabalho, dirigido por Filipe Lampejo e Vinícius de Souza, deu início à campanha comemorativa dos 40 anos nas redes sociais do grupo (Ethel Braga/Divulgação)

Para comemorar seus 40 anos, o Grupo Galpão estreia série de 13 videorretratos “Muitos anos de vida”, uma linguagem inédita no repertório da companhia. São retratos em movimento de cada ator e atriz do grupo, produzidos em estúdio, misturando fotografia, cinema e teatro. A série tem como pano de fundo uma vertiginosa festa de aniversário por onde circulam personagens imaginários, inspirados em vários tipos que já estiveram nas plateias e nos palcos do Galpão.

O trabalho, dirigido por Filipe Lampejo e Vinícius de Souza, deu início à campanha comemorativa dos 40 anos nas redes sociais do grupo e, agora, ganha as telas do cinema. O lançamento de “Muitos anos de Vida” será no dia 26 de julho, às 20h30, no Una Cine Belas Artes, com entrada gratuita. No dia 27, será a vez do Cine Santa Tereza receber a série de videorretratos e a “Mostra de Cinema Galpão 40 anos” com filmes do Grupo durante sua trajetória, como “A primeira perda da minha vida”, “Partida de vôlei à sombra de um vulcão”, “Fogo Fátuo”, “Éramos em bando” e “Moscou”. Toda a programação é gratuita.

Para o diretor Vinícius de Souza “Fazer teatro no Brasil não é tarefa fácil e quando um grupo, como o Galpão, completa quarenta anos de existência, isso significa que estamos diante de um grande acontecimento para o país. É um fato que precisa ser muito festejado! Ao mesmo tempo, como fazer essa festa em tempos tão difíceis, de pandemia, de autoritarismo e ódio, de desvalorização da arte e da cultura? Acho que essa pergunta está na raiz da série de videorretratos do Galpão. Um aniversário que, de um jeito bem vertiginoso, festeja a memória, o sonho e a alegria, mas que não esconde os fantasmas e as inquietações da nossa época.”

Filipe Lampejo, que também dirige o novo trabalho do Grupo, explica como foi o processo: “pensamos em fazer retratos em movimento, ou videorretratos, dos atores e atrizes do Galpão. Imagens que registrassem quem são essas pessoas que há quarenta anos percorrem os palcos e ruas do Brasil. Pensamos em retratá-los não nos seus cotidianos, mas encarnando personagens imaginários. Esses personagens foram inspirados em diversos tipos que já passaram pelas plateias do Galpão, das tantas cidades do país. Então, de algum modo, as imagens nascem como uma homenagem àqueles que fazem o teatro acontecer: os atores e o público.”

Para Paulo André, um dos atores do Grupo Galpão, “a ideia foi compor uma comemoração de personagens do nosso público e fazer uma festa com essas pessoas e tipos bem populares. Esses vídeos são como se fossem essa festa, desde o começo até o fim dela, e o que acontece durante essa festa e como cada um comemora e vivencia este momento”.

Já Lydia Del Picchia, atriz do Grupo, destaca que "Essa festa vertigem diz muito sobre o Galpão. Do tempo percorrido, das pessoas que encontramos pelos caminhos, do que a gente ainda quer fazer, de nos manter de pé, nos vestir de gente. A opção pelos videorretratos foi absurdamente estimulante e vem de encontro à natureza do grupo, que é atuar! Agir e pensar o tempo que vivemos - passado e presente - em movimento, fazendo arte e, literalmente, mostrando nossa cara. Cada ator, de maneiras diferentes, tem seu momento de reflexão, de ação, de participar e de gritar: são muitos anos de vida!!!".

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por