Cultura

Manuscritos originais dos principais hinos do Brasil seguem em exposição no Palácio da Liberdade

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
05/05/2022 às 17:50.
Atualizado em 05/05/2022 às 17:53

Não deixe de conferir a exposição “Já Raiou a Liberdade: Hinos do Brasil”, instalada no Palácio da Liberdade, na região Centro-Sul de BH, e que pode ser visitada gratuitamente aos sábados e domingos, das 10 às 15h, até 7 de setembro.

Os visitantes poderão conhecer os manuscritos originais dos quatros principais hinos do Brasil: da Independência, Hino Nacional, da Bandeira e da Proclamação da República. É a primeira vez que esses materiais deixam a Universidade Federal do Rio de Janeiro para serem expostos ao público. Após a exibição na capital mineira, os manuscritos seguirão para o Distrito Federal para serem restaurados.

Além dos hinos mais conhecidos, outras composições integram a exposição, como o Hino da Feliz Aclamação de D. João VI e a Estrela do Brasil, além de documentos originais do processo de construção das partituras.

Os visitantes encontrarão também conteúdos interativos por meio de QR Code ao lado dos manuscritos.

Sobre os Hinos
Em 6 de setembro de 1922, o Decreto nº 15.671 oficializou a letra definitiva do Hino Nacional, escrita por Osório Duque Estrada em 1909. A música é de Francisco Manoel da Silva. O Hino da Bandeira, de autoria do poeta Olavo Bilac, foi apresentado pela primeira vez em 1906.

O Hino à Proclamação da República do Brasil é de 1890 e tem letra de Medeiros e Albuquerque e música de Leopoldo Américo Miguez. O mais antigo é o Hino da Independência, composto pelo próprio D. Pedro I em 1822.

Serviço:

Exposição "Já Raiou a Liberdade: Hinos do Brasil"

Data: de 30/4 a 7/9

Local: Palácio da Liberdade (Praça da Liberdade, Funcionários, Belo Horizonte. Acesso pela Av. Cristóvão Colombo, s/n°)

Horário: sábados e domingos às 10h, 11h, 13h, 14h, 15h (grupos limitados)

Ingressos: www.sympla.com.br/produtor/appa (retirada às quintas e sextas)

Duração: 1 hora

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por