Até o fim de setembro a capital mineira abriga programação gratuita que celebra os 21 anos da ONG Favela é Isso Aí. Além de apresentações artísticas, exposição de acervos que reconhecem e compartilham a riqueza cultural dos territórios participantes, com fotos históricas das comunidades em Belo Horizonte.
No próximo sábado (20) a agenda começa às 17h na Barragem Santa Lúcia, região centro-sul da cidade. Shows de Arautos do Gueto, Morro Encena, Eduardo DW, Domingos do Cavaco, além da exposição dos acervos da ONG. Vai até 23h na avenida Arthur Bernardes, 3120, sede da ONG.
No domingo (21) tem o Baile da Serra (rua da Passagem, 190), uma roda de funk sob coordenação do DJ Marcelo Mattos e com direito a desafio de MC´s.
O Favela é Isso Aí atua com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Paulo Gustavo e Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é parceira, através do Espaço do Conhecimento.
Reconhecimento e divulgação das artes
Desde a criação, em 2004, o Favela é Isso Aí tem se voltado para o conhecimento, reconhecimento e divulgação das artes, culturas e manifestações populares que ocorrem nas periferias da Região Metropolitana de Belo Horizonte, no interior de Minas e do Brasil.
“Queremos convidar a comunidade para celebrarmos a força das artes periféricas, a memória do Favela é Isso Aí e a continuidade da Mostra, que em 2025 conquista novos territórios e novos parceiros”, afirma Clarice Libânio, antropóloga e coordenadora pedagógica do projeto.
Leia também: