Astro do Cinema

Naturalizado russo, Gérard Depardieu surpreende ao pedir o fim da guerra entre Rússia e Ucrânia

01/03/2022 às 18:00.
Atualizado em 01/03/2022 às 18:04
Gérard Depardieu é cidadão russo, vive na Sibéria, mas pediu o fim do conflito entre Rússia e Ucrânia (Instagram / gerarddepardieu / Reprodução)

Gérard Depardieu é cidadão russo, vive na Sibéria, mas pediu o fim do conflito entre Rússia e Ucrânia (Instagram / gerarddepardieu / Reprodução)

O ator francês Gérard Depardieu, de 73 anos, que mora em Novosibirsk, na região da Sibéria, na Rússia, é uma das celebridades ocidentais mais próximas do presidente russo Vladimir Putin.

Em 2013, o astro do cinema se tornou cidadão russa para evitar pagar impostos na França. Em uma carta enviada a uma emissora estatal russa, na época, Depardieu disse, citado pelo jornal americano The New York Times: “Eu amo muito seu presidente, Vladimir Putin, e é mútuo”.

À medida que as tensões diplomáticas entre a Rússia e a Ucrânia cresciam em fevereiro, Depardieu até foi à televisão francesa para dizer: “Deixe Vladimir em paz”.

Agora, o ator francês deu um passo surpreendente ao criticar a invasão russa na Ucrânia. Em entrevista à agência francesa de notícias Agence France-Presse (AFP) nesta terça-feira (1º), ele afirma que Rússia e Ucrânia sempre foram países irmãos. “Sou contra essa guerra fratricida. Eu digo: ‘parem com as armas e negociem’”, comenta Gérard Depardieu à AFP.

O pedido de paz do astro de filmes como Cyrano de Bergerac (1990), Asterix e Obelix contra César (1999) e O Homem da Máscara de Ferro (1998) também foi compartilhado no Instagram na manhã desta terça.

Os comentários de Depardieu não devem mudar a visão de muitos ucranianos sobre o ator. Em 2015, o governo ucraniano incluiu o ator em uma lista de figuras culturais que eram uma ameaça à segurança do país. Apesar de o motivo não ter sido explicado, de acordo com o The New York Times, jornais ucranianos vincularam a decisão aos comentários que Depardieu fez questionando a independência da Ucrânia.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por