Participação de Minas

Palácio da Liberdade recebe exposição gratuita que celebra o bicentenário da Independência

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
19/09/2022 às 19:29.
Atualizado em 21/09/2022 às 18:35
 (Appa - Arte e Cultura / Divulgação)

(Appa - Arte e Cultura / Divulgação)

A partir das 16h desta terça-feira (20), o Palácio da Liberdade, na região Centro-Sul de BH, recebe a exposição gratuita “Libertas Quae Sera Tamen: Percursos Históricos & Imaginários”, que celebra o bicentenário da Independência do Brasil por meio da participação de Minas Gerais no evento histórico.

A mostra se encerra em 13 de novembro e reúne 43 peças e documentos históricos, duas obras de artistas contemporâneos, performance e apresentação de corais líricos. Entre as peças que compõem a exposição,destaque para moedas, bandeiras, documentos históricos e fardas, como a usada por Tiradentes durante a Inconfidência Mineira. Além disso, a exposição conta com os trabalhos “Discurso Nulo”, de Randolpho Lamonier, e “Chamego e Saudade”, de Ártemis Garrido.

(Appa - Arte e Cultura / Divulgação)

(Appa - Arte e Cultura / Divulgação)

A exibição vai ocupar o saguão, o hall da escada, o salão de honra, o salão do couro, as salas da lateral esquerda, o salão de banquetes e o salão do almoço.

Os visitantes podem conferir as obras e apresentações aos sábados e domingos, das 10h às 16h. Os ingressos devem ser retirados sempre às quintas na página da Appa – Arte e Cultura (coprodutora do evento) no site da Sympla.

A abertura da exposição conta com a performance “Ninho”, do artista mineiro David Guener, que fará uma intervenção artística na Alameda Travessia, na Praça da Liberdade, em frente ao palácio, a partir das 13h desta terça.

Já às 17h, corais apresentarão o Hino Nacional; o Hino da Independência, composto por Dom Predro I e Evaristo da Veiga; a música “Pátria Minas”, de Marcus Viana; a música “Cio da Terra”, de Milton Nascimento e Chico Buarque; a canção “Coração Civil”, de Milton Nascimento e Fernando Brant; e a música tema do FIC, “Liberdade”, de Leonardo Cunha e Murilo Antunes.

Leia Mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por