Gratuito

Palácio das Artes recebe exposição com obras de artistas como Tarsila do Amaral e Portinari

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 21/10/2022 às 16:40.
Emiliano Di Cavalcanti | Gente da Ilha – 1969 (Divulgação/ Fundação Clóvis Salgado)

Emiliano Di Cavalcanti | Gente da Ilha – 1969 (Divulgação/ Fundação Clóvis Salgado)

Para celebrar os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, o Palácio das Artes recebe, a partir desta sexta-feira (21), a exposição "A Afirmação Modernista: a paisagem e o popular na Coleção Banerj". As galerias Alberto da Veiga Guignard, Genesco Murta e Arlinda Corrêa Lima serão ocupadas com 135 obras de diversos artistas referências no mundo da arte.

A mostra reúne pinturas, desenhos e gravuras de nomes como Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Anita Malfatti, Alfredo Volpi, Lasar Segall, Di Cavalcanti, Emeric Marcier, Cícero Dias, Iberê Camargo, Fayga Ostrower, Burle Marx, Alberto da Veiga Guignard, Inimá de Paula, Arlindo Daibert e Ziraldo.

Dividida em sete módulos expositivos (Brasil Popular, Panoramas e Paisagens, Guignard, Paisagem Moderna, Abstração, Goeldi e Gravura Moderna), galeria é realizada pela Fundação Clóvis Salgado (FCS) e Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj) e tem curadoria de Marcus de Lontra Costa e Viviane Matesco.

As obras podem ser visitadas até 5 de fevereiro de 2023.

Além de celebrar o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, um dos maiores marcos na história cultural do País, a mostra retrata ainda clássicas paisagens da cultura brasileira, da natureza exuberante às festas de rua, o samba, o candomblé, a boemia, dentre diversos ícones do imaginário nacional.

O escopo da mostra foi construído a partir do acervo do extinto Banco do Estado do Rio de Janeiro (Banerj), que começou a ser formado no início dos anos 1960, vinculado ao contexto de afirmação da Cidade-Estado da Guanabara. Desde 1998, o acervo está sob a guarda e cuidados da Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro.

A Afirmação Modernista foi incialmente exibida no Paço Imperial, no Rio de Janeiro (RJ), e em seguida, no Museu do Ingá, em Niterói (RJ).

Serviço

Exposição "A Afirmação Modernista: a paisagem e o popular na Coleção Banerj"

Local: Palácio das Artes (Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard, Galeria Genesco Murta e Galeria Arlinda Corrêa Lima)

Bilheteria do Palácio: terça a sábado, das 12h às 21h / Domingo das 17h às 20h

Evento gratuito

Informações para o público: (31) 3236-7400

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por