Entrada gratuita

Peça 'Emaranhado' explora mitos e diferentes formas de amor na Funarte, em BH

Espetáculo gratuito é trabalho de conclusão de curso de alunas da UFMG e será apresentado de sexta a domingo

Gabriela de Castro*
gabriela.castro@hojeemdia.com.br
Publicado em 05/12/2025 às 11:33.Atualizado em 05/12/2025 às 11:52.
Fruto do trabalho de conclusão de duas alunas da graduação de teatro da UFMG, Amanda Fuchs e Tereza Castro, espetáculo utiliza ambientação e máscaras para refletir sobre situações abusivas em relacionamentos românticos e familiares (Emaranhado/Divulgação)
Fruto do trabalho de conclusão de duas alunas da graduação de teatro da UFMG, Amanda Fuchs e Tereza Castro, espetáculo utiliza ambientação e máscaras para refletir sobre situações abusivas em relacionamentos românticos e familiares (Emaranhado/Divulgação)

A Funarte, no centro de Belo Horizonte, recebe neste final de semana o espetáculo teatral “Emaranhado”. A peça utiliza arquétipos da mitologia para abordar diferentes formas de amor, seja ele romântico ou familiar.

Produzida por alunos da graduação de teatro da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a peça é gratuita e terá apresentações na sexta-feira (5) e no sábado (6), às 19h, e no domingo (7), às 18h. Os ingressos devem ser retirados gratuitamente pela plataforma Sympla.

Na trama, duas mulheres enfrentam "infernos particulares", cada uma presa em seu próprio mito. Uma delas vê o amor romântico se transformar em um cativeiro, onde ela é, simultaneamente, rainha e prisioneira. A outra é acorrentada pelo amor familiar, forçada a perpetuar um legado de dor. Uma entidade silenciosa materializa os tormentos das protagonistas, provando que, embora as jaulas sejam diferentes, a natureza da prisão é a mesma.

Cenografia e caracterização em destaque

A peça teatral é fruto do trabalho de conclusão de curso das alunas Amanda Fuchs e Tereza Castro. Como as pesquisas das duas estudantes foram, respectivamente, sobre cenografia e caracterização, esses elementos desempenham um papel fundamental no espetáculo.

A ambientação da história é dividida em dois espaços, que representam as casas das protagonistas.

  • Amor romântico: No espaço dedicado a este tema, a expressão “há um elefante na sala” (utilizada para problemas que são ignorados) ganha sentido literal com uma escultura da cabeça do animal como elemento central do cenário.
  • Relações familiares: Neste cenário, um trono feito de raízes, utilizado pela matriarca, representa todo o legado de dor perpetuado.

Durante a trama, os arquétipos mitológicos que representam os personagens ganham vida com a utilização de máscaras:

  • O marido na relação romântica é caracterizado com uma máscara de dois rostos, simbolizando os relacionamentos abusivos.
  • A mãe nas relações familiares é retratada com uma máscara com características semelhantes a de uma planta venenosa.
  • Uma entidade que representa a percepção das personagens de que as relações em que estão inseridas não são saudáveis é representada por um corvo.

Serviço:

Peça “Emaranhado”  
Data: 05, 06 e 07 de dezembro
Horário: Sexta e sábado, às 19h e domingo às 18h
Local: Funarte MG - Rua Januária, 68 - Centro, Belo Horizonte
Ingressos: gratuitos, retirados pela Sympla
Duração: 80 minutos

Classificação: Não recomendado para menores de 16 anos

*Estagiária, sob supervisão de Gledson Leão

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por