DIVERSÃO E ARTE

Pereira da Viola lança 8º disco solo com show gratuito em BH dia 13

Apresentação de "África Interior" ao público será no Centro Cultural Unimed

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 03/12/2025 às 19:48.
 (Élcio Paraíso/Bendita Conteúdo/Divulgação Noir)
(Élcio Paraíso/Bendita Conteúdo/Divulgação Noir)

Um dos principais representantes do instrumento reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial em Minas Gerais, Pereira da Viola lança seu 8º disco solo em apresentação gratuita no próximo dia 13, no Centro Cultural Unimed BH. "África Interior" celebra o álbum que marca fase de aprofundamento do músico e compositor na ancestralidade. Ingresssos gratuitos.

Quase três décadas separam “Terra Boa” (1993), seu primeiro disco solo, de “África Interior”. No caso de Pereira da Viola, o tempo não separou, amarrou ainda mais o fio que une obras e alinhava toda a carreira do artista: a busca por identidade, ancestralidade e pertencimento.

No novo trabalho com 13 faixas, o violeiro, cantor e compositor reafirma seu lugar como um dos grandes nomes da viola brasileira e transforma o instrumento em ponte entre passado e futuro, tradição e reinvenção. É uma obra que fala da origem para alcançar o mundo, um olhar de fora para dentro e de dentro para fora.

 

Parcerias de sucesso ao longo da carreira

Entre participações de Mateus Aleluia, Fabiana Cozza, Chico César, Toninho Ferragutti e também os laços de sangue — a filha dele, Bartira Sene, e o irmão Dito Rodrigues — Pereira tece um disco que é família, território, memória e reza – Minas, África, mundo. A direção e produção musical são de André Siqueira, violonista, arranjador e compositor, um parceiro de longa data.

“‘África Interior’ é o aprofundamento da minha vivência enquanto negro, enquanto descendente de África. Um entendimento amadurecido de quem sou e do que reverbera em mim”, define o músico mineiro nascido em Teófilo Otoni e que começou a tocar aos 11 anos.

Ao longo da carreira, Pereira da Viola teve importantes encontros artísticos como com Inezita Barroso, Rolando Boldrin, Josino Medina, Almir Sater, Pena Branca e Xavantinho, Ivan Vilela, Titane, Paulo Freire, Rubinho do Vale, Wilson Dias, Chico Lobo, Elomar, João Evangelista Rodrigues, Gonzaga Medeiros, Paulinho Pedra Azul, Tau Brasil, Maurício Tizumba e Sérgio Pererê – alguns dos tantos encontros que traduzem a amplitude e a coerência de sua obra.

Serviço:

Show de lançamento de “África Interior', de Pereira da Viola
Quando: 13 de dezembro, às 20h
Onde: Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas (rua da Bahia, 2244, Lourdes)
Ingresso: Gratuito, retirada via Sympla ou na bilheteria do teatro no dia do evento, a partir das 12h 

Leia também:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por