Projeto “Vozes Femininas” encerra turnê em BH com show gratuito
Espetáculo reúne seis artistas mineiras em apresentação que une música, acolhimento e luta contra a violência de gênero

A música, a escuta e o acolhimento vão se reunir no palco do Viaduto das Artes, no Barreiro, em Belo Horizonte, no próximo 31 de outubro. O encontro encerra o projeto “Vozes Femininas - do Silêncio ao Grito”. O espetáculo reunirá as cantoras Coral, Dea Trancoso, Irene Bertachini, Isaddora, Iza Sabino e Julia Tizumba em uma apresentação inédita. Os ingressos gratuitos podem ser retirados no Sympla.
Criado para acolher e dar visibilidade a mulheres cis e trans vítimas de violência, o projeto percorreu sete cidades mineiras: Contagem, Juiz de Fora, Santa Luzia, Itabira, Ouro Preto, Betim e Sabará, promovendo rodas de conversa, vivências sensoriais e shows. Agora, as seis artistas dividem o mesmo palco em uma performance que simboliza a jornada “do silêncio ao grito”, transformando dor em arte.
No palco, as artistas apresentarão o repertório construído ao longo da turnê, com músicas que nasceram dos encontros e relatos das mulheres atendidas. O show inclui canções inéditas como “Mira” (Coral), “Negra Rima” (Lisa de Sena e Maíra Baldaia), “Somos Uma” e “Rural” (Lona Preta). A banda é formada por Débora Costa (bateria), Raíssa Uchôa (baixo) e Glaw Nader (teclado), e o espetáculo contará com a participação especial de Efe Godoy como mestre de cerimônias.
“As mulheres se reconheceram nas histórias umas das outras, e nós também nos vimos refletidas nelas. Foi um espelho duplo: o público e as intérpretes partilhando o mesmo território simbólico”, comenta Dolly, coordenadora de Políticas Sociais do projeto e representante do mandato da deputada federal Duda Salabert, apoiadora da iniciativa.
A proposta, segundo as artistas, é que a arte funcione como espaço de escuta e cura coletiva. “A mulheridade é um território infinito. (...) O projeto fala do encontro dessas vozes, da violência que passamos apenas por sermos mulheres em todas as esferas”, afirma Coral.
Próximos passos
Embora o show encerre a primeira etapa do projeto, as ações continuam. Está previsto o lançamento de um documentário dirigido por Carina Santos, com exibição gratuita em centros de atendimento e referência de enfrentamento à violência contra a mulher, além da publicação de um catálogo impresso com registros e depoimentos colhidos ao longo da turnê.
Serviço:
Show de encerramento do projeto “Vozes Femininas - do Silêncio ao Grito”
Quando: 31 de outubro (sexta-feira), a partir das 18h30
Onde: Viaduto das Artes - Av. Olinto Meireles, 45, Barreiro, Belo Horizonte
Entrada gratuita, com retirada de ingressos pelo site Sympla
Com: Coral, Dea Trancoso, Irene Bertachini, Isaddora, Iza Sabino e Julia Tizumba
Participação especial: Efe Godoy
Leia também: