Parabéns!

América celebra 110 anos, tentando se consolidar ainda mais na elite

Thiago Prata
@ThiagoPrata7
Publicado em 30/04/2022 às 06:00.
 (Mourão Panda / América)

(Mourão Panda / América)

Vindo de uma sequência positiva que inclui feitos históricos, início da Era SAF e a busca para se consolidar ainda mais no cenário nacional (e internacional), o América completa 110 anos neste sábado (30). E para coroar esta data, o time busca um triunfo sobre o Athletico-PR, a partir das 16h30, no Independência, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.

Marcas históricas

Decacampeão mineiro em sequência (1916-1925), bi da Série B do Brasileiro (1997 e 2017), vencedor da Terceira Divisão do Nacional em 2009 e no topo da Copa Sul-Minas de 2000, o Coelho não conquista um título desde 2016, quando faturou o Estadual sobre o Atlético. Mas, mesmo sem taças, as últimas temporadas reservaram momentos marcantes ao clube.

Em 2020, o Alviverde emplacou sua melhor campanha na Copa do Brasil, ao chegar às semifinais, após eliminar gigantes como Corinthians e Internacional. No ano seguinte, se manteve na elite nacional e, graças ao oitavo lugar alcançado, obteve, pela primeira vez em sua história, uma vaga em uma competição internacional, a Libertadores.

Neste ano, conseguiu classificações épicas em cima de Guaraní, do Paraguai, e Barcelona de Guayaquil, do Equador, na segunda e na terceira fases do torneio sul-americano, respectivamente, garantindo um lugar no grupo D, ao lado de Atlético, Del Valle e Tolima. Depois de três rodadas, porém, amarga a lanterna da chave, com um ponto.

Sonho e orgulho

Coordenador de futebol clube-empresa do América, Marcus Salum ressaltou o trabalho desempenhado pela cúpula do Coelho ao longo dos anos até desfrutar o atual momento.

"Tenho muito orgulho do trabalho das diretorias, todas as que passaram, em especial nossa diretoria, com a chegada à Libertadores e tudo que temos feito. (Disputar a Liberta) é um sonho que não achei que conseguiríamos realizar, (comigo) dirigindo o clube. A Libertadores está nos ensinando muito. Não começamos disputando uma competição internacional, mas, sim, uma Libertadores em um grupo com três campeões nacionais. O aprendizado é duro. E temos que aprender para chegar aonde se quer chegar", disse.

SAF

Com relação à SAF, Salum reiterou o longo e demorado processo na busca por parceiros. "Até estou me omitindo em relação à SAF. O América foi o primeiro clube a começar esse trabalho. E ao começar esse trabalho, havia a expectativa de que já tivéssemos assinado (com algum investidor). Como estamos sendo muito seletivos em termos de qualidade e proposta, só vamos divulgar quando tivermos aprovação do conselho. Mas está andando e andando bem", comentou.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por