
Restando seis rodadas para o final da série B, o América precisará vencer duas partidas e empatar outras duas - ou conquistar oito pontos em 18 disputados - para se livrar da queda à série C. O levantamento foi realizado pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) após o fim da 32ª rodada.
De acordo com o departamento, que atualiza os dados rodada a rodada, a equipe que alcançar 46 pontos tem 0.486% de chances de ser rebaixada. Com 37 pontos conquistados, o América poderá atingir a meta caso conquiste os triunfos no Independência, palco que Alberto Valentim ainda não perdeu.
A equipe terá três duelos para fazer em casa, começando neste sábado (18) contra o CRB, a partir das 18h30, com entrada gratuita para o torcedor. Depois receberá o Novorizontino e Cuiabá, que brigam pelo acesso. Vencendo os três, se livrará matematicamente da degola.
Os outros três longe de seus domínios serão o confronto direto com o Athletic, em São João del-Rei, o jogo contra a Chapecoense, em Chapecó, e o duelo contra o Athletico-PR, na última rodada da competição.
Athletic com a calculadora na mão
O mesmo cenário do América aparece para o Athletic, que somou até aqui os mesmos 37 pontos do Coelho. Além do América, o Esquadrão de Aço terá um duelo direto contra a Ferroviária e o Paysandu em casa. O Papão, último colocado com 26 pontos, deverá chegar à Arena Sicredi já rebaixado.
Os confrontos longe do torcedor serão contra Remo, Avaí e Coritiba. O primeiro já acontecerá neste sábado (18). O Athletic vai ao Norte do Brasil para encarar o Remo, que vem de vitória no último minuto no clássico contra o Paysandu.
Leia mais