
O América foi goleada pelo Cruzeiro no primeiro clássico mineiro no Brasileirão e chegou a cinco jogos seguidos sem vencer. O momento ruim do Coelho começou na decisão do Campeonato Mineiro, logo após a implementação de uma placa tampando a visão da vizinha atleticana do Independência, casa do clube.
A placa que passou a impedir a visão de Myrza Guimarães, de 69 anos, vizinha do Independência que conseguia, da sala de sua casa, assistir ao campo do estádio, foi instalada no dia 29 de março, três dias antes da decisão do Campeonato Mineiro, contra o Atlético, clube do coração da vizinha. Até aquele momento, o América não havia perdido na temporada em 12 jogos.
Desde a instalação da placa, o América fez 13 partidas, perdendo oito delas, contando duas na final do Mineiro, ficando sem o título, e cinco nas seis primeiras rodadas do Brasileirão, amargando a lanterna da competição. O Coelho venceu apenas três jogos nesse período, sendo duas dessas vitórias em jogos contra o Nova Iguaçu, time de Série D, pela Copa do Brasil. O número alto de gols sofridos também chama atenção.
América desde que instalou a placa na frente da casa da vizinha do Independência - 29/3
2x3 Atlético - ida da final do Mineiro
4x1 Peñarol - 1ª rodada da Sul-Americana
0x2 Atlético - volta da final do Mineiro
2x1 Nova Iguaçu - Ida da 3ª fase da Copa do Brasil
0x3 Fluminense - 1ª rodada do Brasileirão
1x2 Defensa y Justicia - 2ª rodada da Sul-Americana
0x3 São Paulo - 2ª rodada do Brasileirão
5x0 Nova Iguaçu - volta da 3ª fase da Copa do Brasil
2x3 Santos - 3° rodada do Brasileirão
1x1 Millonarios - 2ª rodada da Sul-Americana
1x2 Cuiabá - 4° rodada do Brasileirão
2x2 RB Bragantino - 5° rodada do Brasileirão
0x4 Cruzeiro - 6° rodada do Brasileirão
No geral:
13 jogos - 3 vitórias - 8 derrotas - 2 empates - 27 gols sofridos - 20 gols marcados (11 foram nas vitórias)
Em resumo, o América não vive grande fase desde a final do Mineiro. Carma da vizinha ou não, é fato que o Coelho precisa se recuperar, principalmente no Brasileirão, para não se complicar na competição logo de início. Cinco pontos já separam o Alviverde do primeiro time fora da zona de rebaixamento.
Justiça mandou retirar a placa
Na última semana, a justiça determinou, provisoriamente, que o América retire a placa da frente da janela de Myrza após ela entrar com uma ação para isso. A determinação se deu porque a justiça entendeu que a placa atrapalha não só a visibilidade do imóvel de Myrza, mas também a circulação de ar e a claridade do ambiente. O Coelho tem 15 dias (contando desde (9/5) para retirar a placa ou entrar com recurso.
Leia mais