
Após a 22ª rodada do Brasileirão, concluída no domingo (3) a noite, os clubes terão uma pausa de dez dias até o próximo jogo, devido a data Fifa. Com isso, a matemática entra em campo, principalmente para os times que estão na parte debaixo da tabela e seguem com o planejamento de atingir os 45 pontos para fugir do rebaixamento. Porém, de acordo com o departamento de matemática da UFMG, a pontuação pode até ser menor nesta temporada.
Segundo o departamento, um clube que somar ao final da competição 42 pontos tem 26.136% de chances de permanecer na elite do futebol. Para os clubes mineiros, o cenário muda de acordo com a atual situação. No caso do Atlético, que somou 31 e está na nona posição da tabela, o time precisaria de apenas 11, em 45 que ainda estão em disputa. Ou seja, três vitórias e dois empates nos 16 jogos restantes.
Para o Cruzeiro, o número de triunfos aumenta. São necessárias cinco vitórias e um empate. O time Celeste precisaria de mais 16 pontos para se livrar da degola. A Raposa conta atualmente com 26 pontos e ocupa o 12º posto no torneio.
Já o América, a tarefa segue árdua. Na vice-lanterna da série A, o Coelho precisaria somar até a rodada 38, mais 26 pontos, em 17 jogos, já que tem uma rodada a menos que os demais concorrentes mineiros. Sendo assim, o time alviverde terá que lutar para conquistar oito vitórias e um empate para fugir da série B.
Confira as probablidades levantadas pela UFMG:
Leia mais