Bahia escapa do rebaixamento com goleada sobre o Galo (Felipe Oliveira/EC Bahia)
Em seu último jogo no Campeonato Brasileiro de 2023, o Atlético foi goleado pelo Bahia por 3 a 1, nesta quarta-feira (6), na Arena Fonte Nova, em Salvador. Apesar da derrota desmoralizante, o time mineiro ainda conseguiu terminar em 3° colocado na tabela da competição.
Mesmo com a goleada, o Galo conseguiu a vaga direta para a Libertadores em 2024. O Atlético contou com a derrota do Flamengo, por 1 a 0, para o São Paulo, e o fracasso do Botafogo, por 3 a 1, contra o Internacional.
O jogo
Nos primeiros minutos de jogo, o Bahia foi superior ao Atlético e começou criando chances de perigo à meta alvinegra. Logo no primeiro minuto, o Tricolor de Aço conseguiu um cruzamento para a área, e Rezende finalizou. Thaciano completou o chute, que passou raspando a trave atleticana.
Aos 10 min, Edenilson vacilou na saída de bola e entregou para Thaciano, que invadiu a área e tocou para o meio. Cauly finalizou rasteiro, no canto direito do goleiro Everson, que nada pôde fazer para evitar o gol do Bahia. 1 a 0
Aos 24 minutos, o Bahia continuou a pressão e o volante Rezende conseguiu um belo chute de fora da área. A bola foi forte no canto direito do goleiro Everson, que fez uma difícil defesa e espalmou para a linha de fundo.
Quatro minutos depois, o Atlético ameaçou o gol do Bahia pela primeira vez. O argentino Pavón fez boa jogada pela ala direita do gramado e conseguiu um belo chute contra a meta baiana. O goleiro Marcos Felipe teve que se esticar para evitar o tento alvinegro e mandar a bola para escanteio.
Aos 35 minutos, o Atlético empatou o jogo. O meia Igor Gomes achou um belíssimo passe para Paulinho, dentro da área. O artilheiro do Campeonato Brasileiro domina e finaliza na saída do goleiro Marcos Felipe para igualar o placar da partida. 1 a 1
Aos 51 minutos, Cauly brigou pela bola na ala direita e ajeitou para Thaciano. O meia cruzou para a área e Luciano Juba finalizou de primeira para colocar o Bahia na frente do placar, evitando momentaneamente o rebaixamento da equipe do nordeste.
2° tempo
No intervalo, Felipão decidiu fazer uma alteração no meio-campo da equipe atleticana para tentar reverter o placar em Salvador. O professor chamou Rubens para o lugar de Igor Gomes.
Ao início do segundo tempo, as equipes voltaram a se estudar. O atacante Hulk cobrou uma falta direto para o gol, sem exigir muito do goleiro Marcos Felipe.
Aos 21 minutos, o volante Rezende arriscou de longe e a bola sobra para Thaciano, que dominou e bateu para o fundo do gol. 3 a 1
Com o resultado, o Bahia segurou o jogo com eficiência e administrou o placar. Aos 42 minutos, Paulinho conseguiu uma tabela com Alan Kardec, mas o camisa 14 errou o passe e perdeu a jogada.
Aos 46, o zagueiro Jemerson cabeceou bem após a cobrança de escanteio de Hulk. O goleiro Marcos Felipe fez boa defesa. Após o milagre, o atacante Ademir saiu em um rápido contra-ataque, e levou a bola até a área do Atlético. Próximo do gol, o camisa 7 puxou para o meio e bateu no canto esquerdo do goleiro Everson. 4 a 1
FICHA TÉCNICA
BAHIA 3 X 1 ATLÉTICO
Bahia
Marcos Felipe; Gilberto, David Duarte, Kanu, Vitor Hugo e Luciano Juba; Rezende (Diego Rosa), Acevedo (Mugni)(Léo Cittadini), Cauly e Biel (Ademir); Thaciano (Cicinho). Técnico: Rogério Ceni.
Atlético
Everson; Mariano (Alan Franco), Jemerson, Igor Rabello e Guilherme Arana (Alisson Santana); Otávio, Edenilson (Paulinho), Pavón (Alan Kardec) e Igor Gomes (Rubens); Paulinho e Hulk. Técnico: Felipão.
Motivo: 38ª rodada do Brasileirão
Data: 6 de dezembro de 2023 (quarta-feira)
Local: Arena Fonte Nova, Salvador-BA
Arbitragem: Ramon Abatti Abel, Nailton Junior de Sousa Oliveira e Thiaggo Americano Labes.
VAR: Wagner Reway
Cartões amarelos: Vitor Hugo (Bahia) e Ademir (Bahia); Rubens e Paulinho (Atlético)
Gols: Cauly, aos 11’; Luciano Juba, aos 51’, do 1° tempo; Thaciano, aos 22’; Ademir, aos 47', do 2° tempo (Bahia); Paulinho, aos 36’, do 1° tempo (Atlético)
*Estagiário sob supervisão de Paulo Duarte
Leia mais