O Atlético entra em campo para a última rodada do Brasileirão com um grande dilema. Vencendo, o clube pode alcançar o G6 e ir direto para a fase de grupos da Libertadores. Empatando, garante vaga no G8 e terá que disputar as fases preliminares da competição. Perdendo, pode ficar de fora da competição. Por isso, o clube precisará dosar o que fazer contra o Corinthians.
O Atlético encara um Corinthians que já está na fase de grupos da Libertadores, mas que ainda pode ser 3° colocado, ganhando mais dinheiro de premiação, e que quer encerrar o ano fazendo bonito frente à sua torcida. O Galo jogará para vencer, claro, mas terá que tomar cuidado, já que a principal arma do Timão são os contra-ataques, ou seja, se o time de Cuca se mandar ao ataque em busca do triunfo, ficará exposto e poderá ser castigado com a principal característica do Corinthians.
Além disso, uma vitória atleticana não necessariamente garante o time no G6. Pra isso, o Galo precisa ainda torcer para que o Athletico-PR perca ou empate com o Botafogo. O Furacão joga em casa.
O empate é o resultado mais “fácil” para o Atlético abraçar. Com ele, o Galo garante vaga na Libertadores, mas na fase preliminar da competição. Ou seja, terá que disputar duas fases eliminatórias antes da fase de grupos, o que implica em mudanças, por exemplo, na pré-temporada, que ficará reduzida.
Em caso de derrota, o Galo ainda pode se classificar, desde que Botafogo e Fortaleza ou América não vençam. O Leão do Pici encara o Santos, que não briga por mais nada na competição, fora de casa. Já o Coelho recebe o Atlético-GO, que precisa de um milagre para escapar do rebaixamento, no Independência.
Em resumo, o dilema que Cuca tem é de como montar um time para atacar o Corinthians, buscar a vitória para tentar o G6, mas não se expor a ponto de sair derrotado e podendo ficar de fora da próxima Libertadores. Estar na principal competição é fundamental para o Atlético, que irá inaugurar seu estádio em 2023.
Histórico contra o Corinthians
O Atlético, quando visita o Corinthians, tem um histórico desfavorável, sendo 38 jogos, 19 derrotas, 10 empates e apenas nove vitórias. No entanto, nos últimos dois confrontos em Itaquera, o Galo venceu ambos por 2 a 1.
Se vencer neste domingo, será a primeira vez em 34 anos que o clube chega a três vitórias seguidas contra o Corinthians fora de casa. A última e única vez que isso aconteceu foi entre 1986 e 1988.
Leia mais