VOLTAR AO TOPO

Do tri em 1983 a 3º em 2014: Galo conta com talentos para levar a Copinha em 2024

Atlético buscará o tetra da competição com Vitinho e Iseppe como centro das atenções

Bernardo Haddad*
@_bezaoesportes@hojeemdia.com.br
03/01/2024 às 15:26.
Atualizado em 03/01/2024 às 15:29
Base alvinegra buscará o tetra da Copinha em 2024 (Pedro Souza / Atlético)

Base alvinegra buscará o tetra da Copinha em 2024 (Pedro Souza / Atlético)

Celeiro de boas promessas do futebol brasileiro, o Atlético estreia na Copa São Paulo de futebol júnior nesta quinta-feira (4), às 19h30, contra o Timon, do Maranhão. O Alvinegro busca quebrar o jejum de mais de 40 anos sem conquistar o principal torneio das categorias de base do Brasil. 

Tricampeão da Copinha, o Alvinegro faturou pela última vez em 1983. A equipe, que tinha o jovem Sérgio Araújo como destaque, passou em 2º lugar na chave com duas vitórias e dois empates. Nas quartas de final, derrotou o Internacional por 3 a 1. Já na semifinal, bateu o Grêmio por 2 a 0. 

Na final, o Atlético enfrentou um surpreendente Botafogo-SP, que veio do Grupo 1 e desbancou o Flamengo ainda na fase inicial. O time mineiro venceu por 2 a 1 o adversário e conquistou seu terceiro título da Copa São Paulo (1975, 1976, 1983). 

Cria da base, Sérgio Araújo virou ídolo no profissional do Galo sendo fundamental na conquista do Campeoanto Mineiro de 1991 e da Conmebol de 1992, a primeira conquista internacional oficial do Atlético. Ao todo, foram 360 jogos com a camisa atleticana, com 58 gols e 7 títulos.

Após o tri com Sérgio Araújo, o mais próximo do tetra que o Galo chegou foi em 2014. O time alvinegro chegou à semifinal do torneio, mas foi derrotado pelo Santos, por 3 a 0, e ficou com o terceiro lugar da competição.

Daquele time, os detasques eram o atacante Carlos e o zagueiro Gabriel. Atualmente, Carlos atua no Shabab, na Liga Saudita, e foi o oitavo maior artilheiro da temporada 2022/2023, ficando apenas dois gols atrás de Cristiano Ronaldo. 

A esperança para a Copinha deste ano está no meio-campo e na lateral. Os holofotes estão voltados para o lateral Vitor Gabriel (Vitinho) e o meio-campista Iseppe. 

O primeiro, de apenas 17 anos, já até estreou no time profissional do Atlético em 2023. Sob o comando do técnico Eduardo Coudet, Vitinho foi relacionado para três partidas do Campeonato Mineiro. Na vitória por 3 a 0 contra o Democrata, em 8 de fevereiro, o lateral foi acionado no segundo tempo do duelo.

Vitinho já estreou pelo profissional do Atlético em 2023 (Pedro Souza/ Atlético)

Vitinho já estreou pelo profissional do Atlético em 2023 (Pedro Souza/ Atlético)

Iseppe, por sua vez, ainda não teve oportunidade no profissional alvinegro. No entanto, o meio-campista de 17 anos se destacou nas categorias de base, onde marcou 21 gols em 20 jogos em 2023. Os números expressivos do atleta fizeram com que o Atlético ampliasse seu contrato até 2028, com multa de 4,5 milhões de euros (R$ 24 milhões) para times do Brasil e 50 milhões de euros (R$ 267 milhões) para clubes do exterior.

Iseppe é uma das maiores promessas das categorias de base atleticana (Bruno Sousa/ Atléticp)

Iseppe é uma das maiores promessas das categorias de base atleticana (Bruno Sousa/ Atléticp)

Por falar no exterior, o jovem chamou a atenção do jornal espanhol 'Diario AS', que afirmou que o meia-atacante "revoluciona o Brasil". 

Além do jogo desta quinta-feira (4), contra o Timon, o Atlético ainda enfrenta o Floresta, do Ceará, no próximo domingo (7), às 19h15, e o Ska-Brasil, de São Paulo, no dia 10 de janeiro, às 19h30. 

Confira os jogadores do Atlético relacionados para a Copa São Paulo de Futebol Jr. 

Goleiro

Robert
Pedro Cobra
Marcão
Estevan

Zagueiros

Daniel Borges
Renan
Vitor Graziani
Kazim
Marezi

Laterais 

Vitor Gabriel
Kayque
Lucas Souza
Léo Santos
Júlio César
Maykon

Meio-campistas

Caio Ribas
João Rafael
Zé Phelipe
Gabriel Pfeifer
Kauan Guilherme
Iseppe
Paulo Gustavo
Yan

Atacantes 

Athyrson
Caio Maia
Berê
Jadson
Leandro Rodríguez
Porfírio
Louback

*Estagiário sob supervisão de Paulo Duarte 

Leia mais 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por