
Atual vice-campeão da Sul-Americana, o Atlético corre o risco de não disputar a competição continental na próxima temporada. Com 45 pontos na tabela, o Galo poderá fechar a competição na 15ª posição, a primeira fora do grupo que garante vaga ao torneio continental.
Para chegar a este cenário ruim, o Atlético teria que somar no máximo um ponto, em nove que terá pela frente nos três últimos jogos contra Fortaleza, Palmeiras e ver os concorrentes diretos (Vasco, Ceará e Internacional, Vitória e Santos) pontuando.
Como ainda resta a definição da Copa do Brasil, a tendência é que a última vaga para a Sula - atualmente a 13ª - seja para o 14ª colocado. Com isso, apenas o 15º e o 16º não disputarão a competição continental.
Atualmente na 12º colocação, com 45 pontos, o Galo está quatro à frente do Internacional, o 15º. Caso conquiste apenas mais um ponto até o fim do torneio, o alvinegro fechará com 46 e 11 vitórias.
Com isso, terá que torcer para o Vasco e o Ceará não somarem quatro pontos em nove, e o Internacional não faturar seis, em nove - ou cinco para chegar aos mesmos 46 pontos e ter que definir a vaga no saldo de gols.
Correndo por fora aparecem Vitória e Santos, que brigam contra a degola. Para o Leão a matemática para ultrapassar o Galo passa por vencer as três últimas, ou por duas vitórias e um empate e disputar no saldo de gols quem ficará à frente. Já o Peixe, só ultrapassaria se vencesse os três jogos.
Para evitar o drama, basta ao Galo vencer o Fortaleza neste domingo (30), às 18h30, na Arena Castelão. De quebra, o alvinegro ainda poderá deixar a Sula no passado e seguir sonhando com um possível com a oitava colocação - a última que poderia garantir uma vaga à Libertadores.
Leia mais