Logotipo Rádio HED

Redação: (31) 3253-2226

Comercial: (31) 3191-5929

Redação: (31) 3253-2226 - Comercial: (31) 3191-5929

CONMEBOL

Galo conhece arbitragem da final da Sul-Americana: chilenos serão os donos do apito

Piero Maza, aos 41 anos, apita pela segunda vez uma decisão continental

Paulo Duarte
esportes@hojeemdia.com.br
Publicado em 14/11/2025 às 13:41.Atualizado em 14/11/2025 às 13:51.

O chileno Piero Maza será o responsável pelo apito no duelo entre Atlético e Lanús, dia 22 de novembro, na final da Sul-Americana. Maza vai para uma segunda decisão continental na carreira, a primeira foi na decisão de 2023 da Recopa Sul-Americana entre Independiente del Valle e Flamengo. 

No confronto, realizado na altitude de Quito, no Equador, ele aplicou nove cartões amarelos - quatro para o Del Valle e cinco para o Flamengo -  e um vermelho. A expulsão foi para João Ortiz, do Del Valle, por acertar o rosto de David Luiz com um tapa após dividida entre os dois aos 43 minutos do segundo tempo. - quando o jogo já estava em 1 a 0 para os donos da casa (placar que seguiu até o apito final. 

Em 2022, o chileno foi o responsável por conduzir a vitória da Argentina sobre a Itália, por 3 a 0, na Finalíssima - torneio que opõe os campeões da Copa América e da Eurocopa. Neste jogo ele aplicou apenas quatro amarelos, sendo três para os italianos e um para o argentino Otamendi, ex-Atlético. 

Neste ano, ele terá o auxílio dos compatriotas Miguel Rocha e Alejandro Molina, como bandeiras, e Juan Lara, no VAR. Além deles, a Confederação Sul-Americana de Futebol, (Conmebol) escalou o chileno Alan Sandoval como AVAR 1, e um trio colombiano para fechar o quadro de arbitragem: Carlos Betancur (quarto árbitro);  David Rodriguez  (AVAR 2) e  Leonard Mosquera (AVAR 3).

Chileno vai para o terceiro jogo envolvendo o Atlético

Essa não será a primeira vez que Piero estará em campo em um jogo envolvendo o Atlético. Em 2023, o chileno apitou o duelo contra o Millonarios, válido pela ida da terceira fase da pré-Libertadores. O confronto terminou em 1 a 1, com seis cartões amarelos - quatro para o Galo e dois para o Millonarios, no El Campín, em Bogotá.

O segundo e último foi no ano passado, na vitória do Atlético sobre o Rosario Central  por 1 a 0, na quarta rodada do Grupo G da Libertadores. Novamente foram aplicados seis amarelos aos atletas - sendo cinco para jogadores do Galo e um para o Rosario, no estádio Gigante de Arroyito, em Rosario, na Argentina.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por