
O desempenho do Atlético fora de casa no primeiro turno do Brasileirão chamou a atenção da torcida Alvinegra. Dos dez jogos disputados longe de Belo Horizonte, o clube conquistou 15, sendo quatro vitórias, três empates e três derrotas.
Dessa forma, o Galo somou mais pontos fora, do que em seus domínios (em casa, o Atlético faturou 12 pontos, o que o fez chegar aos 27 na primeira parte do campeonato).
Mesmo com os bons números como visitante, o Galo precisaria melhorar a campanha para para alçar voos maiores na tabela.. Se o time repetir o mesmo desempenho no segundo turno, a projeção o levaria a 42 pontos, sem contar o fator casa.
Se compararmos com a edição passada, o time Alvinegro fecharia a série em 15º, como foi o Coritiba, e se livraria do rebaixamento, já que o Ceará, o 17º, caiu com 37 pontos. Porém, o mesmo não aconteceria se compararmos com a tabela de 2021. Naquela edição, o Grêmio, primeiro do Z4, caiu com 43.
Parte de cima da tabela
Quando a projeção aponta o melhor cenário, com 100% de aproveitamento fora de casa nessa fase da série A, o Atlético terminaria a competição com 54 pontos, sem contar a pontuação que pode fazer em seus domínios.
Em 2022, essa margem de pontos colocariam o time mineiro em 9ª lugar, empatado com o Fortaleza, mas também levaria vantagem no número de vitórias. O Galo terminaria o torneio quatro pontos atrás do Athletico-PR, sexto colocado. Posição que na época, garantiu vaga na fase preliminar da Libertadores..
Comparando com o Brasileirão de 2021, ano em que o Alvinegro foi campeão, o time fecharia a competição em sétimo lugar, com o mesmo número de pontos do Fluminense, porém com 16 vitórias, uma a mais que o Tricolor. Nessa situação, o time terminaria a dois pontos do 6ª colocado, Red Bull Bragantino.
Os números atuando longe de casa agradam o meio-campista Igor Gomes, que ainda espera aplicar o que vem fazendo como visitante, diante da torcida. Em casa o Atlético conquistou três vitórias, três empates e três derrotas.
“Se jogássemos em casa como jogamos como visitante, acho que estaríamos numa posição, talvez quem sabe, no G4 hoje. Isso é um ponto que temos que melhorar para o segundo turno. Subir cada vez mais na tabela para ter uma consistência maior no Brasileiro”, disse o jogador.
Leia mais