DUELO À PARTE

Cássio x Everson: clássico coloca celeste em ascensão e alvinegro com histórico positivo

Cássio é o segundo com mais defesas na série A e Everson, não leva gols da Raposa há mais de um ano

Paulo Duarte
esportes@hojeemdia.com.br
Publicado em 17/05/2025 às 08:00.
Cássio e Everson fazem duelo de arqueiros no primeiro clássico do Brasileirão (Montagem /  Foto: Gustavo Aleixo - Cruzeiro / Pedro Souza - Atlético)
Cássio e Everson fazem duelo de arqueiros no primeiro clássico do Brasileirão (Montagem / Foto: Gustavo Aleixo - Cruzeiro / Pedro Souza - Atlético)

O duelo entre Cruzeiro e Atlético neste domingo (18), às 20h30 no Mineirão, pelo Brasileirão, colocará frente a frente os arqueiros Cássio e Everson. Enquanto o goleiro celeste se destaca na estatística da competição como o segundo com mais defesas, o alvinegro ostenta a marca de não sofrer gols do rival há mais de um ano. 

Após um Campeonato Mineiro de altos e baixos, Cássio vem se destacando na série A com 31 uma defesas, ficando atrás apenas de Lucas Arcanjo, do Vitória, com 38. Dentre elas, 22 foram realizadas dentro da grande área, além de pegar um pênalti, batido por Reinaldo, do Mirassol, no Mineirão. 

O crescimento do arqueiro celeste pode ser colocado à prova contra o rival, após viver instabilidade no confronto pelo Mineiro. Na ocasião, o arqueiro teria falhado no primeiro gol de Hulk, quando a bola passou por baixo dos braços dele, aos nove minutos do segundo tempo. Porém, impediu que Cuello, cara a cara, pudesse ampliar o placar poucos minutos depois. Na reta final, não conseguiu evitar que o super-herói alvinegro chegasse ao segundo no duelo, em cobrança de pênalti. 

Enquanto ele não parou o artilheiro do Galo, Everson não sabe o que é sofrer gols da Raposa desde o jogo da final do Mineiro de 2024, no dia 7 de abril de 2024. Coube a Mateus Vital ser o responsável por balançar as redes do goleiro pela última vez. O tento só não foi suficiente para tirar do arqueiro o pentacampeonato estadual, já que o Galo venceu o duelo por 3 a 1. 

No mesmo ano, o goleiro voltou a encontrar o rival nos dois jogos do Brasileirão. Após segurar o time celeste e vencer pelo placar por 3 a 0, na nona rodada, Éverson fechou o gol aos 42 minutos do segundo tempo do segundo confronto, quando o placar estava 0 a 0. 

O lance iniciou com Matheus Pereira encontrando Arthur Gomes na grande área. O atacante dominou e chutou firme, no canto esquerdo do goleiro. Atento ao lance, Everson conseguiu tocar na bola, antes dela acertar a trave e sair pela linha de fundo. 

Neste ano, no primeiro embate, válido pela FC Series, o arqueiro também se destacou ao impedir que Gabigol marcasse os primeiros gols com a camisa do Cruzeiro. Na primeira, ele saiu nos pés do atacante, no fim do primeiro tempo, conseguindo espalmar a bola.

Na segunda, já na etapa final, Everson segurou, em dois tempos, uma pancada do atacante dentro da grande área. Além dos lances de Gabriel, o goleiro, com a ponta dos dedos, tirou um gol de cabeça do meio-campista Eduardo. Nos acréscimos, ele contou com Bruno Fuchs para salvar a meta, em cima da linha, e terminar o clássico em 0 a 0.

No último encontro, pela sétima rodada do Mineiro, Everson novamente parou Gabigol, no único lance do atleta, antes de ser expulso de campo. Aos 19, o atacante recebeu de Marquinhos na grande área e bateu de primeira, obrigando o arqueiro a se esticar para evitar que ela ganhasse o canto esquerdo das redes. Com um a mais em campo, o goleiro viu o Galo pressionar o rival e vencer o duelo por 2 a 0, com os dois de Hulk.

Leia mais 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por