
Após a vitória contra o Fortaleza, no último sábado (18), e o empate com o Vasco, nessa quarta-feira (22), as chances de rebaixamento do Cruzeiro diminuíram para 14,7%. Antes dos dois confrontos, a probabilidade da Raposa de disputar a Série B em 2024 era de 35,6%, de acordo com o departamento de matemática da UFMG.
Com os quatro pontos conquistados nos jogos atrasados, o time celeste saiu da zona de rebaixamento e abriu uma distância de três pontos para o Bahia, primeiro time dentro do Z4, com 38 pontos. O Tricolor Baiano tem 65.8% de chances cair para a segunda divisão.
Contra o Vasco, o Cruzeiro deixou escapar uma ótima oportunidade de diminuir a probabilidade de rebaixamento. Por mais que tenha começado perdendo por 1 a 0, o time mineiro virou o jogo para 2 a 1 no fim do primeiro tempo. Contudo, cedeu o empate na segunda etapa e desperdiçou uma chance clara de gol com o atacante Wesley, no último minuto da partida.
Apesar disso, a Raposa ainda depende só de si para permanecer na série A. O time ainda tem quatro confrontos no Brasileirão. Na próxima segunda-feira (27), enfrenta o Goiás, às 21h, na Serrinha, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Em seguida, o time celeste encara o Athletico-PR na próxima quinta-feira (30), às 20h, no Mineirão. Depois, enfrenta o Botafogo fora de casa, no dia 3 de dezembro, e volta para Belo Horizonte para receber o Palmeiras, no dia 6.
Chances na Sula
Antes de enfrentar Fortaleza e Vasco, o Cruzeiro tinha apenas 23,9% de chance de disputar a Copa Sul-Americana em 2024. Após os confrontos, o time celeste quase dobrou essa probabilidade.
Com os resultados, a Raposa chegou a 41,1% de chance de se classificar para o torneio continental, de acordo com a UFMG. Na história, o Cruzeiro participou da Sula apenas seis vezes. A última, em 2017, ficou marcada pela eliminação precoce do time mineiro, na primeira rodada, contra o Nacional, do Paraguai.
*Estagiário sob supervisão de Angel Drumond
Leia mais