PRÓXIMO DA PERMANÊNCIA

Com vitória diante do Goiás, risco de rebaixamento do Cruzeiro cai para 6%, aponta matemática

Triunfo fora de casa aliviou o time na luta para se manter na elite nacional

Paulo Duarte
esportes@hojeemdia.com.br
28/11/2023 às 13:45.
Atualizado em 28/11/2023 às 13:50
Raposa estaria a uma vitória da permanência na elite nacional (Staff Images Cruzeiro)

Raposa estaria a uma vitória da permanência na elite nacional (Staff Images Cruzeiro)

A dança dos números no Brasileirão segue para o Cruzeiro. Após vencer o Goiás, o time celeste deixou a zona de rebaixamento e chegou ao 13º lugar na tabela, chegando aos 44 pontos. Restando três jogos para o fim da competição, a matemática aponta que a chance da Raposa voltar à série B, caiu para 6,9 % ao final da 35ª rodada.

Ainda de acordo com estudos, o time celeste estaria bem próximo de atingir o objetivo, que é a permanência na elite nacional. Para isso, o Cruzeiro precisaria somar mais três pontos nos últimos três jogos que restam. Ou seja, uma vitória ou três empates para chegar aos 47 pontos. A chance de queda com 47 é de apenas 2.995%. 

Os dados são do departamento de matemática da UFMG, que são atualizados ao final de cada rodada e podem sofrer alterações. Segundo o departamento, além de América e Coritiba, que já estão rebaixados, o Goiás está bem próximo de ficar com a terceira vaga,. O revés para o Cruzeiro deixou o Esmeraldino com 99,80% de cair. 

Assim restaria apenas uma. Os números apontam que essa última vaga estaria em disputa entre o Bahia, 17º colocado,o Vasco, 16º, e o Santos, 15º. Enquanto os baianos aparecem com 38.5% de chances de queda, os vascaínos somam 30,1%, e os santistas 12,7%. Em seguida vem o Corinthians, com 9% e o Cruzeiro.

Nesta terça-feira (28), a situação pode mudar com a abertuda da rodada 36. Às 21h30, o Vasco receberá o Corinthians, em São Januário, podendo abrir vantagem para o Bahia e complicando a vida do time de Mano Menezes.

Porém, em caso de derrota, o Cruzmaltino poderá voltar ao Z4 se o Bahia conseguir pelo menos um empate com o São Paulo, na quarta-feira (29), na Arena Fonte Nova.Ainda na rodada, dos times que lutam na parte debaixo da tabela, o Santos receberá o Fluminense, na Vila Belmiro, às 19h, também na quarta.

O Goiás, podendo ser rebaixado matematicamente, irá ao Sul para enfrentar o Grêmio, abrindo os jogos de quinta-feira (29). Ainda no bolo, o Fortaleza, com 45 pontos conquistados, jogará contra o RB Bragantino, às 20h30, em Bragança Paulista.

E como aconteceu nesta semana, o Cruzeiro jogará no Mineirão contra o Atlhetico-PR, já sabendo dos resultados dos principais adversários da luta pela permanência. A  bola vai rolar às 20h no Gigante da Pampulha.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por