Cruzeiro celebra Dia da Consciência Negra (Reprodução / Twitter Cruzeiro)
Nesta segunda-feira (20), Dia da Consciência Negra, o Cruzeiro foi às redes sociais para relembrar os ídolos negros que vestiram a camisa cinco estrelas na história de 102 anos do clube. Dentre os nomes Dirceu Lopes, Vanessinha, Dida, Camila Ambrózio, Zé Carlos, foram destacados pela Raposa.
“Neste Dia da Consciência Negra, celebramos a ancestralidade, a luta e ressaltamos o nosso compromisso na batalha contra o preconceito. Respeito sempre!”, postou o perfil oficial.
Nos comentários, o perfil denominado Lucas Ambrósio ainda trouxe o nome do maestro Jadir Ambrósio, compositor do hino do Cruzeiro, para a seleta lista.O compositor do hino do Cruzeiro, morreu nesta terça-feira, aos 91 anos, em 2014. Outros usaram os emojis de punhos cerrados, como símbolo da luta antirracista.
O Dia da Consciência Negra tem o intuito de validar a existência das pessoas negras, discutir o racismo estrutural no Brasil, levantar debates a respeito de problemas que ainda perduram no país.
A data do Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, foi estabelecida como menção ao dia da morte de Zumbi, líder do maior quilombo do Brasil, Palmares, e um dos grandes nomes quando o assunto é o antiescravismo.
Leia mais