0 a 0

Cruzeiro e Fluminense ficam no empate em jogo marcado por protestos contra a arbitragem

Equipe carioca detonou o dono do apito por não expulsar Matheus Pereira no 1º tempo

Do HOJE EM DIA
esportes@hojeemdia.com.br
Publicado em 09/11/2025 às 18:02.
Cruzeiro e Fluminense ficam no empate no Mineirão (Lucas Merçon / Fluminense)
Cruzeiro e Fluminense ficam no empate no Mineirão (Lucas Merçon / Fluminense)

O duelo entre Cruzeiro e Fluminense da tarde deste domingo (9), foi marcado por protestos contra a arbitragem e defesas pontuais do goleiro Fábio, ex-Cruzeiro, evitando assim que o placar saísse do 0 a 0, no Mineirão. 

O lance mais polêmico aconteceu no minuto final do primeiro tempo, quando Matheus Pereira atingiu o rosto de Bernal - que acabou sangrando e deixando o jogo pelo protocolo de concussão. Ao analisar a jogada, Rodrigo José Pereira de Lima, o dono do apito, entendeu que não foi intencional, não aplicando cartão ao meia celeste.

Na volta do intervalo os ânimos ficaram exaltados, tanto que Arroyo e Canobbio chegaram a se estranhar. Após a poeira baixar, os times se alternaram no ataque, mas sem eficiência na conclusão das jogadas. 

Com o resultado, o time celeste chegou aos 64 pontos e está a uma vitória de carimbar a vaga na fase de Grupos da Libertadores de 2026. Ela só poderá ser sacramentada no dia 20 de novembro, contra o Juventude, quando o Brasileirão será retomado.

O jogo

Nos primeiros 10 minutos de bola rolando, o Fluminense foi quem propôs o jogo, chegando a assustar o goleiro Cássio. A chance mais clara da Raposa aconteceu aos 18 minutos com Arroyo desviando uma batida cruzada de Kaio Jorge. A bola, caprichosamente saiu pela linha de fundo, para alívio de Fábio. 

Aos 28, a dupla de ataque celeste voltou a dar trabalho ao arqueiro do Fluminense, com Arroyo cruzando para a grande área e Kaio Jorge chegando atrasado na finalização. Aos 36, a trave salvou a meta do time das Laranjeiras.

Após cruzamento da direita, Kaiki ganhou da marcação pelo alto e testou colocado, no canto esquerdo de Fábio. A bola tocou na trave e antes de ganhar as redes, o goleiro conseguiu tocá-la, que voltou a bater no poste antes de parar nas mãos dele. Um minuto depois, o ex-cruzeirense fez uma defesa milagrosa em finalização rasteira de Matheus Pereira, na pequena área. 

Aos 40, Fábio novamente trabalhou ao mandar para a linha de fundo uma batida certeira de Kaiki, da entrada da grande área. Aos 44, foi a vez do Fluminense acertar o travessão em batida de Hércules de fora da área, Um minuto depois Willam salvou a meta celeste após falha da zaga.

Nos acréscimos, o árbitro Rodrigo José Pereira de Lima solicitou as imagens do VAR para um possível cartão vermelho a Matheus Pereira em lance que envolveu Bernal. Após analisar as imagens, o juiz entendeu  que a cotovelada do meia celeste no rosto do jogador do Flu foi acidental. Em seguida, apitou o final da primeira etapa. 

O meia do Fluminense não voltou para o segundo tempo, sendo substituído pelo protocolo de concussão. Na vaga dele entrou Nonato. Com isso, as equipes poderão fazer até seis substituições na partida. 

Logo que a bola voltou a rolar, o clima ficou tenso em campo, com os ânimos dos atletas alterados. Tanto que aos 10, Arroyo e Canobbio chegaram a se estranhar, com direito a camisas puxadas por ambos atletas. Antes desse lance, Fábio evitou o primeiro gol do Cruzeiro ao espalmar uma batida de fora da área de Fabrício Bruno. 

Com os ânimos no lugar, o Cruzeiro voltou a ter a melhor chance para abrir o marcador em um contra-ataque rápido puxado por Kaio Jorge. Ao avançar até a grande área, o artilheiro acabou mandando a bola para fora.

Aos 22, Gabigol foi acionado por Jardim para entrar no lugar de Arroyo, na primeira alteração do Cruzeiro. O técnico celeste ainda promoveu as entradas de Sinisterra, Kauã Moraes e Walace, nos lugares de Christian, William e Eduardo para tentar buscar a vitória. Porém, tanto o Cruzeiro quanto o Fluminense pecaram no arremate final até o último minuto do confronto. 

Ficha Técnica
Cruzeiro 0x0 Fluminense

Cruzeiro
Cássio; William (Kauã Moraes), Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Eduardo (Walace), Christian (Sinisterra) e Matheus Pereira; Arroyo (Gabigol) e Kaio Jorge. Técnico: Leonardo Jardim

Fluminense
Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Freytes e Renê; Bernal (Nonato), Hércules (Otávio) e Lucho Acosta (Lima); Serna (Soteldo), Canobbio (Keno) e Everaldo (John Kennedy). Técnico: Luis Zubeldía

Motivo: 33ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data: 09 de novembro de 2025 (domingo)
Local da partida: Mineirão, Belo Horizonte-MG
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima, auxiliado por Leila Naiara Moreira da Cruz e Francisco Chaves Bezerra Junior VAR: Wagner Reway
Cartões Amarelos: Fabrício Bruno, Christian, Matheus Pereira, Arroyo, Lucas Romero(Cruzeiro); Berna, Freytes, Canobbio (Fluminense)

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por