Com o fim da 25ª rodada do Brasileirão, o Cruzeiro permaneceu na segunda colocação da tabela, 15 pontos à frente do sétimo colocado, primeira posição fora do grupo que garante uma vaga à Copa Libertadores do próximo ano - principal objetivo do time celeste no torneio.
Restando 23 jogos para o fim, a chance da Raposa não disputar a competição é de apenas 0,63%, segundo o departamento de matemática da UFMG. Para chegar aos 100%, a estatística aponta que um clube deverá somar o mínimo de 67 pontos. Assim, restam 17 para que o clube crave a vaga.
Na temporada passada, 53 pontos levaram um time à primeira fase do torneio, enquanto 59 garantiu a fase de Grupos. Essas foram as menores pontuações dos últimos dez anos. Já em 2023, a pontuação se elevou para a fase classificatória, sendo 62 o limite. Para entrar diretamente nos grupos, a última vaga exigiu 66 pontos, um a menos do que o previsto para este ano.
Vale lembrar que o departamento da UFMG atualiza os números de rodada a rodada. Nesta terça-feira (30), a 26ª rodada será iniciada com Atlético e Juventude se enfrentando, na Arena MRV. O Cruzeiro fechará a rodada na quinta-feira (2), encarando o Flamengo às 20h30, no Maracanã.
Caso vença, a Raposa poderá aumentar também a chance de brigar pelo título, que atualmente está em 15,1%. O Rubro Negro lidera a corrida com 52,8%, seguido do Palmeiras (30,4%) e o time celeste.
Leia mais