
Flamengo e Cruzeiro não saíram do 0 a 0 no jogo mais esperado do Brasileirão, na noite desta quinta-feira (2), no Maracanã. O resultado só foi possível graças às boas atuações dos goleiros de ambas as equipes, no segundo tempo - após um primeiro tempo de muitas faltas e cartões amarelos. Um deles resultou no vermelho. Aos 37 da etapa final, William cometeu falta em Bruno Henrique, levando o segundo amarelo, resultando na expulsão do jogador.
Com o resultado, o Rubro Negro segue na liderança com 55 pontos, quatro à frente do Cruzeiro (e um jogo a menos). Além de não diminuir a diferença para o time carioca, a Raposa ainda caiu uma posição após o triunfo do Palmeiras sobre o Vasco. Os paulistas chegaram aos 52 pontos, um a mais que o Cruzeiro.
Os três primeiros colocados voltam a campo no domingo (5), pela 27ª rodada. Enquanto o Flamengo encara o Bahia, fora de casa, o Palmeiras terá o clássico com o São Paulo, e o Cruzeiro receberá o Sport, no Mineirão.
O jogo
O duelo começou quente no Maracanã com o Flamengo partindo para cima do Cruzeiro em busca do primeiro gol. Pelos lados do Cruzeiro, o time tentava sair ao ataque em troca de passes, porém, errando nas tramas, o que facilitava a posse de bola do Rubro Negro.
Com 20 minutos de bola rolando, o confronto teve mais períodos faltosos do que perigo às metas dos goleiros. O resultado: quatro cartões amarelos distribuídos, sendo dois para cada lado (Alex Sandro e Carrascal pelo Flamengo; Kaiki e Lucas Romero pelo Cruzeiro).
A grande chance do Cruzeiro só veio aos 35, com um bombardeio na grande área, após cruzamento de Kaiki. A primeira chance foi de Kaio Jorge. O artilheiro girou e bateu firme, com Rossi fazendo a defesa parcial. Na sobra, Christian chutou rasteiro e Rossi mais uma vez evitou o gol da Raposa. A terceira e última chance veio com uma batida cruzada, mas a redonda parou na zaga Rubro-Negra.
Com cinco minutos da volta do intervalo, o goleiro Cássio foi acionado e realizou um milagre ao defender um cabeceio certeiro de Samuel Lino, na grande área. O Cruzeiro respondeu aos 9 com Matheus Pereira chutando rasteiro, de fora da área, obrigando Rossi a mandar a bola para a linha de fundo.
Aos 13, Rossi novamente voltou a trabalhar após Kaio Jorge bater cruzado, para sorte do arqueiro, não havia nenhum jogador da Raposa para um arremate final. Cinco minutos depois, o Flamengo avançou com perigo, mas parou nas mãos de Cássio.
O duelo seguiu na trocação com os times exigindo dos goleiros, e eles corresponderam. Para melhorar o lado dos donos da casa e piorar para a Raposa, William levou o segundo amarelo, sendo expulso de campo, aos 37 da etapa final.
Pouco tempo depois, Leonardo Jardim alterou a Raposa colocando Kauã Moraes, no lugar de Matheus Pereira, Eduardo na vaga de Matheus Henrique e Gabigol no lugar do artilheiro Kaio Jorge. Antes, Sinisterra havia entrado na vaga de Christian.
Mesmo com um a mais, o Flamengo não conseguiu superar a forte marcação do Cruzeiro, que se fechou em busca de um contra-ataque, o que não ocorreu até o apito final.
Ficha Técnica
Flamengo 0x0 Cruzeiro
Flamengo
Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Jorginho, Saúl e Arrascaeta (Pedro); Carrascal (Luiz Araújo), Samuel Lino (Bruno Henrique) e Plata. Técnico Filipe Luís
Cruzeiro
Cássio, William, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki, Lucas Romero, Lucas Silva, Christian (Sinisterra) e Matheus Henrique (Eduardo); Matheus Pereira (Kauã Moraes) e Kaio Jorge (Gabigol). Técnico: Leonardo Jardim
Motivo: 27ª rodada do Brasileirão
Data: 02 de setembro de 2025 (quinta-feira)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro-RJ
Arbitragem: Ramon Abatti Abel, auxiliado por Danilo Ricardo Simon Manis e Rafael da Silva Alves
VAR: Caio Max Augusto Vieira
Cartão Vermelho: William (Cruzeiro)
Cartões amarelos: Alex Sandro, Carrascal, Léo Pereira (Flamengo); Kaiki, Lucas Romero, Kaio Jorge, Fabrício Bruno (Cruzeiro)
Leia mais