
O técnico Rafael Guanaes, que esteve no Cruzeiro no cargo de auxiliar técnico permanente entre março e junho de 2022 - ano do título da série B -, alcançou um feito histórico na noite dessa terça-feira (2) ao levar o Mirassol à fase de Grupos da Libertadores ao vencer o Vasco por 2 a 0, em São Januário.
Além do treinador, o Mirassol contou também com o ex-cruzeirense Neto Moura, meio-campista campeão da série B, como titular no jogo contra o time carioca. No ataque, Renato Marques, cria do América, foi o responsável por abrir o placar diante do cruzmaltino.
Essa é a primeira vez que Guanaes vive a experiência de disputar uma série A, como técnico, e encerrará na quarta, ou terceira posição - dependendo justamente dos resultados do time celeste. Por coincidência, é a primeira vez que um estreante da elite do Brasileiro se classifica para a disputa continental.
Ao lado do Leão Caipira, Flamengo, Palmeiras e Cruzeiro também já confirmaram a vaga direta. Resta agora apenas a disputa pela quinta vaga. Após o fim do Brasileirão, poderá surgir a sexta vaga à fase de Grupos, caso a Raposa ou o Fluminense conquistem a Copa do Brasil.
Leia mais