O Mineirão iniciou, nesta semana, a troca parcial do gramado, com o replantio de aproximadamente 1.000 m² de grama no setor Norte, área que recebe menor incidência solar ao longo do ano. A intervenção ocorre durante a pausa de duas semanas sem jogos no estádio e tem como objetivo manter o campo dentro dos padrões técnicos exigidos pela Fifa.
De acordo com a Minas Arena, administradora do estádio, a ação deve assegurar um gramado em condições adequadas para o confronto entre Cruzeiro e Internacional, no dia 23 de agosto, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. “Decidimos fazer a troca neste exato momento porque as condições climáticas, a partir de agora, favorecem a adaptação da nova grama”, afirmou o gerente técnico do Mineirão, Otávio Goes.
O gramado do estádio utiliza a grama bermuda celebration desde a reinauguração, em 2013. No inverno, essa espécie entra em hibernação devido à queda da temperatura e à menor radiação solar, sendo complementada pelo processo de overseeding, que consiste na semeadura de ryegrass, própria para climas frios. Neste ano, o procedimento ocorreu em junho.
A condição do campo foi alvo de críticas recentes. Após a vitória sobre o Botafogo, no dia 3 de agosto, o técnico do Cruzeiro, Leonardo Jardim, declarou: “O gramado não tem estado em condições. Nós esperamos que um clube grande como o Cruzeiro precisa ter um gramado melhor e isso temos que fazer atenção”. Em resposta, a Minas Arena afirmou que o campo é monitorado continuamente e segue “em linha com os parâmetros oficiais e as melhores práticas”.
Além do duelo contra o Internacional, o Cruzeiro receberá no Mineirão o São Paulo, em 30 de agosto, pela Série A, e o Atlético, em 11 de setembro, pela Copa do Brasil.
Leia mais