
O Cruzeiro pode repetir em 2025 o feito alcançado em 1970, quando terminou o Campeonato Brasileiro - conhecido na época como Torneio Roberto Gomes Pedrosa (o “Robertão”) - com o artilheiro da competição pela primeira vez e a competição teve um time carioca como vencedor.
Naquele ano, o atacante e ídolo celeste, Tostão, balançou as redes por 12 vezes e o Fluminense ficou com a taça. O último gol de Tostão na competição aconteceu no dia 20 de dezembro de 1970 na derrota para o Palmeiras, por 4 a 2, no Pacaembu, no último jogo do quadrangular final (que ainda tinha Palmeiras e Atlético na disputa). O tento aconteceu aos 32 minutos do segundo tempo com um chute cruzado - no canto esquerdo do goleiro - da entrada da grande área.
Já o Tricolor Carioca levantou a taça no mesmo dia, após empatar com o Atlético, no Maracanã. O Flu entrou em campo precisando de apenas uma igualdade com o alvinegro para bater campeão, ou torcer para uma derrota dos paulistas para a Raposa.
Neste ano, quem poderá ser campeão é o Flamengo, novamente em um duelo envolvendo o Galo. Para isso, precisará vencer o confronto e torcer para que o Palmeiras saia derrotado do jogo contra o Grêmio, na Arena do Grêmio. Ambas partidas acontecerão às 21h30, desta terça-feira (25), na abertura da 36ª rodada.
O vice-artilheiro do torneio, Arrascaeta (18 gols), deverá atuar contra o Atlético e terá a chance de diminuir a vantagem de Kaio Jorge (21 gols) - ampliada para três após os dois gols marcados contra o Corinthians. Vale ressaltar que restam três jogos para o fim da competição e nesta terça, Kaio Jorge pode ser punido pelo STJD, podendo não atuar mais na série A.
Leia mais