Xuxa confundiu um boné do Cruzeiro com um símbolo de “patriota” ao interagir com um fã na saída dos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, após gravar chamadas para o Criança Esperança. O vídeo viralizou nas redes sociais nesta terça-feira (9).
“Não me diga que isso é de patriota, pelo amor de Deus”, disse Xuxa. O fã respondeu aos risos: “Não, não, jamais”, enquanto vestia camisa azul. O boné exibido pelo fã trazia o símbolo do Cruzeiro do Sul, constelação que se tornou o principal emblema do Cruzeiro após a Segunda Guerra Mundial.
Em 31 de agosto de 1942, o então presidente Getúlio Vargas publicou decreto declarando guerra contra o Eixo, composto por Itália, Alemanha e Japão. Na época, o governo adotou medidas para reduzir a influência de estrangeiros no país e considerou o esporte como um dos grandes símbolos da pátria.
Como resultado, o clube Palestra mudou seu nome para Cruzeiro. Posteriormente, ocorreram alterações nas cores, no escudo e no uniforme. As cores originais, branco, vermelho e verde, foram substituídas pelo azul, oficialmente associado à bandeira brasileira ao fundo das cinco estrelas.
Leia mais