
A FIFA anunciou as jogadoras indicadas ao prêmio The Best 2023 e o Brasil volta a ter uma indicada após quatro anos. Debinha, que atuou em 2022 no North Carolina Courage e agora foi anunciada pelo Kansas City Current, ambos dos EUA, concorre ao prêmio.
“É um sentimento de gratidão. A gente trabalha tanto em todo jogo, a cada temporada, e agora vendo o reconhecimento do meu trabalho, vendo meu nome na lista, é muito gratificante", disse a jogadora, que agradeceu à comissão técnica e as companheiras de seleção e de clube que a ajudaram a ser indicada.
Debinha é a primeira brasileira a ser indicada desde 2018, quando Marta não só concorreu como venceu o prêmio. A atual vencedora é a espanhola Alexia Putellas, do Barcelona, que novamente é a favorita. Beth Mead, jogadora inglesa do Arsenal, é outra que chega forte na disputa.
A cerimônia acontece no dia 27 de fevereiro, em Paris, na França, e as três finalistas serão reveladas no início do mês. Confira a lista das 14 indicadas:
Aitana Bonmati (ESP) - Barcelona
Debinha (BRA) - Kansas City Current
Jessie Fleming (CAN) - Chelsea
Ada Hegerberg (NOR) - Lyon
Sam Kerr (AUS) - Chelsea
Beth Mead (ING) - Arsenal
Vivanne Miedema (HOL) - Arsenal
Alex Morgan (EUA) - San Diego Wave
Lena Oberdorf (ALE) - Wolfsburg
Alexandra Popp (ALE) - Wolfsburg
Alexia Putellas (ESP) - Barcelona
Wendie Renard (FRA) - Lyon
Keira Walsh (ING) - Barcelona
Leah Williamson (ING) - Arsenal
Pia melhor treinadora?
Treinadora da Seleção Brasileira, a sueca Pia Sundhage volta a concorrer ao prêmio, que ela venceu em 2012 no comando dos EUA. É a sexta indicação da comandante, a primeira pelo Brasil. Ela foi campeã da Copa América em 2022. Neste ano, vai disputar a Finalíssima - disputa entre o campeão da América e da Europa -, e a Copa do Mundo.
Confira a lista das treinadoras indicadas ao prêmio:
Sonia Bompastor (FRA) - Lyon
Emma Hayes (ING) - Chelsea
Bev Priestman (ING) - Seleção do Canadá
Pia Sundhage (SUE) - Seleção do Brasil
Martina Voss-Tecklenburg (ALE) - Seleção da Alemanha
Sarina Wiegman (HOL) - Seleção da Inglaterra
Goleiras
A única categoria do prêmio que o Brasil não teve indicadas foi a de melhor goleira. Concorrem: Christiane Endler (CHI) - Lyon, Ann-Katrin Berger (ALE) - Chelsea, Mary Earps (ING) - Manchester United, Merle Frohms (ALE) - Wolfsburg, Alyssa Naeher (EUA) - Chicago Red Stars e Sandra Paños (ESP) - Barcelona.
Leia mais