Mikel Merino marcou o gol da vitória da Espanha sobre a Alemanha (Reprodução/ UEFA)
Em um jogo repleto de emoções, a Espanha venceu a Alemanha por 2 a 1 na prorrogação e ficou com a vaga para a semifinal da Eurocopa 2024. Os anfitriões se despediram da competição, enquanto os espanhóis aguardam o vencedor do duelo entre Portugal e França, que se enfrentam nesta sexta-feira (5), às 16h.
Do outro lado da chave, Inglaterra e Suíça disputam uma vaga na semifinal neste sábado (6), às 13h, na Esprit Arena, em Dusseldorf. No mesmo dia, Holanda e Turquia decidem a outra vaga na semi, às 16h, no estádio Olímpico de Berlim.
O jogo começou com ambas equipes se estudando muito e com um número alto de faltas. Logo aos 10 minutos, o meio-campista Toni Kroos, que fez a última partida como jogador de futebol, deu uma entrada forte em Pedri. O espanhol teve que ser substituído e deve ficar de fora do restante da Eurocopa.
Contudo, o primeiro gol foi sair apenas no segundo tempo. O jovem espanhol Lamine Yamal conseguiu boa jogada no lado direito do campo e tocou para o meio, onde Dani Olmo chegou batendo no canto do goleiro Neuer, que nada pôde fazer.
Após isso, a Espanha passou a segurar o jogo e resistir à pressão alemã. Contudo, já aos 89 minutos de jogo, o meia alemão Florian Wirtz aproveitou a sobra de um cruzamento e empatou a partida. O tento alemão forçou o duelo a ir para a prorrogação, o que enlouqueceu os torcedores presentes na Mercedes Benz Arena, em Stuttgart.
Com os dois times cansados, o primeiro tempo da prorrogação foi de muita trocação, mas o placar não foi alterado. Já no segundo tempo da etapa extra, os alemães reclamaram de pênalti após a bola bater na mão do lateral Cucurella. No entanto, o juiz Anthony Taylor não considerou a falta e o VAR também não o chamou para revisão, o que revoltou os jogadores da Alemanha.
Quando todos pensavam que a vaga para a semifinal seria resolvida nos pênaltis, o meio-campista Mikel Merino marcou o gol da vitória dos espanhóis aos 119 minutos. O tento eliminou a Alemanha do torneio e aposentou o meia Toni Kroos. O volante do Real Madrid anunciou a despedida dos gramados e a Eurocopa seria o último campeonato que disputaria.
*Estagiário sob supervisão de Valeska Amorim
Leia mais