
Aos 44 anos, o goleiro Fábio, ídolo do Cruzeiro e atual jogador do Fluminense, pode entrar para a história do futebol neste sábado (16), no duelo contra o Fortaleza, pelo Brasileirão, se tornando recordista de jogos de futebol. Se for escalado para o confronto, o arqueiro completará 1.390 jogos e igualará a marca do inglês Peter Shilton.
Deste montante, 976 foram com a camisa celeste. Em seguida, aparece o Flu, com 233 partidas, o Vasco, 150, e o União Bandeirantes, time que o revelou, com 30.
Fábio viveu a maior parte da carreira no Cruzeiro. Entre 2005 e o fim de 2021, o goleiro esteve na meta celeste, entrando para história do clube com conquistas do tricampeonato brasileiro (2003, 2013 e 2014), sendo nos dois últimos titular e um dos líderes do elenco. Assim também aconteceu nas últimas três conquistas da Copa do Brasil pela Raposa (2000,2017 e 2018).
Com a chegada de Ronaldo Fenômeno para comandar a SAF do Cruzeiro, em 2022, ele a nova gestão não chegaram a um acordo para um novo vínculo e ele acabou deixando a Toca II, sendo contratado pelo Fluminense. No Tricolor Carioca, o arqueiro voltou a levantar taças, sendo uma, que havia ficado pelo caminho na antiga casa: a Libertadores da América.
Com atuações decisivas, Fábio ajudou o Flu a chegar à decisão inédita contra o tradicional Boca Juniors, em 2023. Com gols de Germán Cano e John Kennedy, os cariocas venceram os argentinos por 2 a 1, faturando a taça continental e, de quebra, uma vaga ao inédito Super Mundial de Clubes, disputado nesta temporada.
Dentre os brasileiros que participaram do torneio, o Fluminense foi o que mais longe chegou, novamente contando com defesas decisivas do arqueiro, que era o jogador mais velho da competição. O Tricolor caiu nas semifinais para o Chelsea, campeão da competição.
Neste sábado, o feito histórico de Fábio será realizado a partir das 16h, no Maracanã. O duelo será válido pela 20ª rodada da série A.
Leia mais